Uma mudança no trânsito da BR-356 pegou muitos de surpresa, inclusive a Prefeitura de São João da Barra, nesta terça-feira (23). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou o tráfego na Curva de Grussaí sem aviso prévio, o que vem causando confusão para quem passa pelo local. Embora a intervenção fosse bastante aguardada, a falta de comunicação gerou preocupação, já que houve alterações significativas no tráfego.
Ciente da repercussão, a Prefeitura de São João da Barra emitiu um comunicado informando que entrou em contato com o DNIT para solicitar o reforço da sinalização na área. Além disso, pediu à Polícia Rodoviária Federal (PRF) que realizasse uma vistoria no local. Uma equipe da Guarda Civil Municipal também foi deslocada para auxiliar na organização do trânsito. O comunicado informa ainda que serão providenciadas melhorias na iluminação da região.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de São João da Barra informa que tomou conhecimento, nesta terça-feira, 23, da liberação do tráfego na obra da Curva de Grussaí, realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Embora se trate de uma intervenção aguardada há muitos anos pela população, a mudança no fluxo de veículos ocorreu sem comunicação prévia ao Município, o que tem gerado dúvidas entre os motoristas e situações que exigem atenção redobrada no local.
Assim que foi informada sobre a alteração no tráfego, a Prefeitura entrou em contato com o DNIT solicitando o reforço da sinalização da área, de forma a garantir maior segurança e melhor orientação aos condutores. O Município também acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pelo trecho, solicitando uma vistoria e avaliação das condições de circulação no local.
Mesmo não sendo uma atribuição municipal, a Guarda Civil Municipal deslocou uma equipe para auxiliar na orientação do trânsito e reduzir os transtornos aos usuários da via.
A Prefeitura informa ainda que irá providenciar melhorias na iluminação da área, contribuindo para aumentar a segurança de motoristas e pedestres, embora essa intervenção também não seja de responsabilidade do Município.
Por fim, a Prefeitura aguarda a avaliação técnica da PRF e segue acompanhando a situação, mantendo diálogo com os órgãos competentes para que sejam adotadas as medidas necessárias à segurança de todos“.
A reportagem do Manchete RJ pediu um posicionamento do DNIT, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
2026-06-24 08:51:00



