Uma tubulação se rompeu na manhã desta quinta-feira, na altura do quilômetro 32 da Estrada Rio–São Paulo, dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu, e provocou alagamentos que atingiram casas e estabelecimentos comerciais da região. Vídeos gravados por moradores mostram a força da água invadindo imóveis, arrastando estruturas e deixando um rastro de destruição. Telhados e paredes foram abaixo, e um acúmulo de entulho causa transtornos aos moradores. A Cedae informou que, em virtude do vazamento, o Sistema Guandu opera com metade da capacidade.
Crime duplo: bandidos furtam moto, escondem dentro de van e depois assaltam turista em Copacabana; veja vídeos
Máfia do cigarro no Rio: Adilsinho é alvo de operação por suspeita de ser mandante de morte
A Águas do Rio informa que a rede afetada abastece partes de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Por conta disso, o fornecimento nestas localidades foi interrompido. A ocorrência também impacta a distribuição de água na capital, que se encontra reduzida, podendo ocorrer intermitências em algumas regiões.
Segundo a Prefeitura de Nova Iguaçu, equipes estão prestando atendimento às vítimas. Até o momento, 18 residências foram afetadas, sendo dez habitadas e oito desabitadas. Oito famílias, totalizando 30 pessoas, foram impactadas, das quais duas famílias (nove pessoas) estão desalojadas. Também foram atingidos 11 imóveis comerciais, uma igreja e seis salas comerciais. As vias afetadas são a Rua Jasmins e a Estrada Rio–São Paulo.
A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza o levantamento das famílias atingidas e presta acolhimento às vítimas desalojadas na Igreja Santo Agostinho, no bairro Prados Verdes. Serão disponibilizados kits de limpeza para os imóveis afetados, além de suporte às famílias no local de acolhimento.
Capital afetada
Além disso, a Rio+Saneamento destaca que o abastecimento na Zona Oeste do Rio se encontra paralisado em 24 bairros. A regularização do fornecimento ocorrerá de forma gradual após a conclusão do reparo pela Cedae, prevista para ocorrer até a manhã de sexta-feira. O prazo para a normalização da distribuição de água pela Rio+Saneamento nos bairros é de até 72 horas, podendo variar conforme a localidade, especialmente em pontas de rede e áreas elevadas.
Bairros afetados: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Jabour, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba, Vila Kennedy e Vila Militar.
A concessionária orienta que os moradores façam uso consciente de água e evitem atividades de grande consumo, até que o abastecimento seja normalizado.
O que diz a Cedae
Em nota, a Cedae informou que a tubulação se rompeu após ser danificada durante uma obra interna na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu. Segundo a companhia, técnicos atuam no reparo do vazamento, e a previsão é que o serviço seja concluído até a manhã de sexta-feira, período em que o Sistema Guandu opera com 50% da capacidade. (Veja a nota na íntegra no final da reportagem).
A empresa afirmou ainda que mobilizou equipes de Segurança Patrimonial e do Serviço Social para realizar vistorias e levantar o número de imóveis afetados, com o objetivo de identificar e avaliar os danos causados. A Cedae garantiu que as áreas atingidas passarão por limpeza e que os moradores receberão a assistência necessária, incluindo o ressarcimento pelos prejuízos.
Nota da Cedae
“O Sistema Guandu opera com 50% da capacidade após vazamento em tubulação interna da Estação de Tratamento de Água (ETA), no início da tarde desta quinta-feira (5/2). Técnicos da Cedae já atuam no reparo da ocorrência, que deve ser concluído até a manhã de sexta-feira (6/2).=
A Companhia mobilizou as equipes de Segurança Patrimonial e do Serviço Social, que realizam vistorias no local para identificar e avaliar danos a imóveis, que serão devidamente ressarcidos. A Cedae vai garantir a limpeza das áreas afetadas e a assistência necessária aos moradores.”
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/rio/noticia/2026/02/tubulacao-se-rompe-na-estacao-de-tratamento-guandu-e-destroi-casas-em-nova-iguacu-fornecimento-de-agua-e-afetado-no-rio.ghtml
Salvador: Movimento musical Mudei de Nome garante carnaval sem cordas
Criado em 2013, o movimento musical Mudei de Nome é…



