Ivete Sangalo e Léo Santana comandam a folia no Circuito de Blocos de Rua Preta Gil, no Centro do Rio, neste fim de semana. Com energia dos trios elétricos de Salvador (BA), os artistas prometem fazer a festa da pipoca carioca a partir das 8h nos dois dias de desfile. Enquanto o “GG da Bahia” puxa o Bloco da Gold no sábado, a “Veveta” levanta a poeira no domingo. A expectativa da Prefeitura do Rio é que os blocos reúnam cerca de 300 mil foliões, sendo 150 mil em cada cortejo.
Da terapia à folia: blocos de saúde mental desfilam no carnaval do Rio
Rainha da Inocentes de Belford Roxo mostra preparação física para encarar os 700 metros da Sapucaí
Esta é a terceira vez consecutiva que Léo Santana leva milhares de pessoas para celebrar nas vias da cidade. Assim como nos anos anteriores, o cantor promete um desfile com repertório cheio de sucessos de sua carreira, mas sem deixar de fora os hits que embalam o carnaval.
Já Ivete Sangalo fará sua primeira apresentação no carnaval de rua do Rio. Após se consolidar como uma das principais vozes da música brasileira, a cantora baiana desembarca no Circuito de Blocos de Rua Preta Gil para agitar o público carioca com seus maiores sucessos.
A apresentação do cortejo ficará a cargo de Karina Karão, drag queen conhecida pelo carisma, humor ácido e nome forte na cena carioca.
Bloco da Gold – sábado (31/01)
Leo Santana no Bloco da Gold, primeira apresentação do cantor no carnaval de rua do Rio em 2024
Fábio Rossi / Agência O Globo
Um dos maiores cortejos do Rio, o Bloco da Gold é inspirado nos grandes carnavais de Salvador e conta mais uma vez com o trio elétrico comandado por Léo Santana. Embora a expectativa da prefeitura seja de um público de 150 mil pessoas, vale destacar que nas últimas duas edições do megabloco tiveram registros de recordes. Um sinal que reforça a parceria do bloco com o cantor baiano.
— O Bloco da Gold virou mais que um desejo, uma referência. A gente quer ver a Rua 1º de Março lotada, com aquele astral lá no alto, com o Léo Santana no comando e todo mundo vivendo o melhor do carnaval de rua, com estrutura, segurança e muita emoção. Vai ser inesquecível — afirma Alana Mendes, sócia da Gold Produções.
— Estamos felizes com mais uma edição do Bloco da Gold. Mais um ano que o Léo embarca nessa festa conosco e as expectativas são as melhores. Esperamos um carnaval muito animado, com um público maravilhoso — completou Sérgio Marques, também sócio da Gold.
“Bagaceira” e “Fuleragem”
Segundo o “Gigante”, o público que for até o Circuito Preta Gil neste sábado irá curtir um show com “muita bagaceira e fuleragem”. Com alto astral, o artista convida os foliões para cantarem e dançarem um pouco do seu repertório dos últimos 20 anos, além interpretações de novos hits e músicas de outros gêneros.
— Trago medleys de sucessos da minha carreira e canções atuais de todos os gêneros na pegada e na suingueira da batida especial do GG. Estar mais uma vez com um trio nas ruas desse pré-carnaval é mais do que uma honra e uma felicidade, já virou tradição e já faz parte do meu calendário de shows anual — revela Léo Santana.
Concentração: 7h
Saída do cortejo: 8h
Encerramento: 12h
Local: Rua Primeiro de Março – Circuito de Blocos de Rua Preta Gil
SeráQabre? – domingo (01/02)
Ivete Sangalo no show de abertura do Desfile das Campeãsem 2025
Domingos Peixoto/Agência O Globo
Criado por Flávio Saturnino e Sandro Souza, o megabloco surgiu num período de incertezas devido à pandemia e ausência do carnaval de rua. Também inspirado no carnaval de Salvador e ambiente que combina a folia com a provocação e debate social, o cortejo se transformou em uma das referências do carnaval carioca em pouco tempo. Neste ano, ele volta a desfilar no Circuito Preta Gil, no Centro do Rio, sob o comando da Ivete Sangalo.
— Trazer a Ivete Sangalo pela primeira vez puxando um trio elétrico no carnaval de rua do Rio é a realização de um sonho coletivo, não só do ‘SeráQabre?’, mas de milhões de foliões — conta Flávio Saturnino.
Manhã de surpresas
Em sua primeira passagem pelo carnaval de rua do Rio, Ivete Sangalo irá receber um artista surpresa em cima do trio elétrico, para uma participação especial. Mas essa não é a única surpresa para o seu público, porque quem desejar sair de casa no domingo de manhã terá promoção no deslocamento por aplicativo.
Em parceria com a 99, o megabloco chega na edição de 2026 com a campanha “SeráQPede?”. A marca dará 20% off (desconto máximo de R$10) para todas as viagens com destino a “SeráQPede”. O desconto entrará automaticamente no aplicativo assim que as pessoas colocarem o nome do bloco como destino final ou origem.
Concentração: 7h
Saída do cortejo: 8h
Encerramento: 12h
Local: Rua Primeiro de Março – Circuito de Blocos de Rua Preta Gil
Esquema especial de transportes
Para garantir um melhor deslocamento dos foliões, o VLT carioca adotará uma operação especial durante os dois dias de evento. Com a festa acontecendo na Rua Primeiro de Março, trecho que integra o percurso do circuito e coincide com a via do transporte, haverá alterações temporárias na circulação:
As linhas 2 (Praia Formosa) e 4 (Terminal Gentileza) irão circular somente até a estação Colombo. Enquanto que as linhas 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont) e 3 (Central x Santos Dumont) funcionarão normalmente, sem mudanças de trajeto. A tarifa segue R$ 5 e o pagamento pode ser realizado por meio do cartão Jaé, ou no cartão físico adquirido nas máquinas de autoatendimento do Terminal Gentileza, paradas e estações.
Intervalos de circulação:
Sábado (31/01): intervalos médios de 15 minutos, exceto na Linha 2, que poderá operar com intervalos de até 60 minutos.
Domingo (01/02): intervalos médios de 20 minutos.
O Metrô Rio também funcionará com um esquema especial neste fim de semana. A recomendação da concessionária é que os foliões utilizem a estação Carioca/Centro para embarque e desembarque. O local também contará com uma estrutura direcionada aos megablocos, com equipamentos de controle de fluxo e equipe reforçada.
Quem decidir utilizar a estação Cinelândia/Centro, irá encontrar o desembarque sendo realizado pelo acesso D (Passeio Odeon) e o embarque pelo acesso E (Presidente Wilson), apenas com cartões pré-adquiridos ou métrodo de pagamento por aproximação.
Já na estação Uruguaiana/Centro, o desembarque deverá ser feito pelo acesso A (Uruguaiana), das 5h às 16h. O embarque será realizado pelo acesso D (Presidente Vargas), também das 5h às 16h. Após esse horário, o funcionamento dos acessos volta a normalidade do fim de semana.
Interdições
No segundo fim de semana de megablocos no Circuito Preta Gil, a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) vai implantar uma operação especial para garantir a segurança e facilitar o deslocamento de foliões, moradores e turistas.
O esquema começa às 5h de sábado, para o desfile do Bloco da Gold, e se repete no domingo, quando sai o SeráQabre?. As avenidas Presidente Antônio Carlos e Almirante Barroso serão fechadas às 5h30, com liberação prevista para as 13h. O estacionamento estará proibido em mais de 30 vias a partir das 23h de sexta-feira.
Interdições no Centro
Editoria de Arte
Das 5h às 13h de sábado (31/01) e de domingo (01/02):
Rua da Imprensa;
Rua Adherbal Madruga;
Rua da Alfândega, entre Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco;
Rua Buenos Aires, entre Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco;
Rua do Rosário, entre Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco;
Rua do Ouvidor, entre Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco;
Rua Sete de Setembro, entre Rua Primeiro de Março e Avenida Rio Branco;
Rua da Assembleia, entre Rua Primeiro de Março e Rua da Carioca;
Avenida Nilo Peçanha, entre Avenida Presidente Antônio Carlos e Avenida Graça Aranha;
Rua Santa Luzia, entre Avenida Graça Aranha e Avenida Marechal Câmara;
Avenida Churchill, entre Avenida Presidente Antônio Carlos e o nº 71;
Avenida Churchill (pista ímpar), entre Avenida Marechal Câmara e Praça Ana Amélia;
Rua da Quitanda, entre Praça Pio X e Rua da Assembleia;
Pista de acesso ao Terminal Menezes Cortes.
Das 5h30 às 13h de sábado (31/01) e de domingo (01/02):
Rua Primeiro de Março;
Avenida Presidente Antônio Carlos, entre Rua da Assembleia e Avenida Beira-Mar;
Avenida Almirante Barroso, entre Avenida Presidente Antônio Carlos e Rua Senador Dantas.
Proibição de estacionamento
Das 23h de sexta-feira às 13h de sábado (31/01) e das 23h de sábado (31/01) às 13h de domingo (01/02), será proibido estacionar, entre outras vias, na Rua Primeiro de Março, nas avenidas Presidente Antônio Carlos e Almirante Barroso, além de ruas como Alfândega, Buenos Aires, Ouvidor, Sete de Setembro, Quitanda, Rosário, Santa Luzia, Erasmo Braga, Dom Manoel e no entorno do Largo do Paço e da Praça do Expedicionário.
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/rio/carnaval/noticia/2026/01/ivete-e-leo-santana-comandam-megablocos-e-transformam-o-rio-em-bahia-neste-fim-de-semana.ghtml
Fungo “zumbi”: parasita que infecta aranhas é descoberto na Mata Atlântica em Nova Friburgo
Fungo “zumbi”: parasita que infecta aranhas é descoberto na Mata…



