Livros, podcasts e canais em redes sociais viram ferramentas imprescindíveis para ganhar autoridade e destaque na medicina
Para exercer a medicina hoje no país é preciso muito mais que dedicação, dom e estudo. De acordo com a pesquisa “Qualidade de vida dos médicos 2025” feita pela Afya, hub de educação e soluções para a prática médica do Brasil, 45% dos médicos sofrem com ao menos um tipo de transtorno mental. O dado é preocupante, já que demonstra que, em apenas seis meses, houve uma elevação de 13% no total de casos. Dentre os transtornos mais comuns estão ansiedade, depressão e burnout.
Para Salatiel Araújo, comunicador especializado em mídia médica e CEO do Grupo Doutor TV, essas taxas refletem uma nova realidade da classe, já que o mercado de medicina nunca esteve tão competitivo. “É preciso lembrar que o médico hoje é também um CNPJ, ou seja, é uma empresa que produz e, muitos, se viram obrigados a olhar para um lado que antes era esquecido ou não alimentado: a mídia digital, por exemplo”.
De acordo com ele, que também é autor do livro “Marketing e Mídias para Médicos”, com a concorrência em alta, apenas médicos que conseguem se posicionar como autoridades alcançam destaque e vivem de consultório e procedimentos particulares. “Para atingir esse patamar, é indispensável investir em estratégias de marketing assertivas, sempre com ética e profissionalismo, já que as mudanças nas leis são constantes e, claro, muitos desses profissionais não estão acostumados com esse novo universo de possibilidades”, aponta.
O pneumologista Dr. Franco Martins concorda com Salatiel e foi um dos que apostou na mudança de conduta. “O médico precisa otimizar o seu tempo para impactar a saúde da maior quantidade de pessoas. Por muito tempo acreditei que apenas com consultório aberto os pacientes certos chegariam, mas não acontecia como eu gostaria. Com marketing podemos levar nosso perfil, nossa imagem e a forma como trabalhamos em diferentes canais para que os pacientes façam melhores escolhas ainda antes de chegarem no consultório, o que torna o acompanhamento médico mais empático e assertivo, inclusive”.
Podcasts, livros e conteúdo diferenciado
Com a mesma pegada e por sentir na pele o que os colegas também passaram e vivenciam, o Dr. Sidney Carvalho Junior lançou o PodDoutor, um podcast na área da saúde que, há anos, promove debates entre profissionais sobre diversos temas da medicina, para o público leigo. “O sucesso foi tão grande que lançamos recentemente o livro “Será Que PodDoutor – Volume 1”, que traz uma coletânea de contribuições de 70 profissionais da área médica, com cada capítulo escrito como enciclopédia, refletindo os episódios do podcast e propagando ainda mais informação. Aliás, essa vontade de expandir e multiplicar conhecimento, trocando experiências faz parte da vocação também, obviamente.”
Atuando com a missão de desmistificar a linguagem técnica e transformar os episódios em atraentes e elucidativos ao público geral, Sidney já adianta que esse é o primeiro volume de muitos outros livros. “Sempre digo que a informação é o diamante da prevenção e nossa luta diária é por mais qualidade de vida. Temos como propósito informar o público sobre informações seguras e checadas sobre saúde, com o intuito de educar e sanar dúvidas, quaisquer que elas sejam”, pontua.
Para Salatiel, quanto mais canais tratarem de humanizar a medicina e sua prática, melhor. Segundo ele, a escassez de informação segmentada sobre o mercado não acontece somente na gestão de clínicas, mas assola outros patamares que circundam qualquer empresa. “O intuito da publicação é compartilhar o que aprendi em mais de 15 anos de atendimento a médicos e profissionais de saúde em prol de uma transformação para que esses profissionais sejam validados como autoridades reconhecidas”.

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Para o cirurgião plástico Dr. Evando Lucena esse tipo de direcionamento é crucial e faz diferença dentro de uma estrutura pensada. “O mundo atual nos mostra grande número de informações em velocidade crescente. É de suma importância que tenhamos uma assessoria de marketing para que possamos mostrar nossos conhecimentos técnicos de uma forma ética e profissional nos canais de comunicação. Os pilares importantes são três: ética, profissionalismo e credibilidade e são inegociáveis, assim como a paixão pela medicina, que já temos correndo nas veias”, finaliza o médico.