Thiago Pampolha toma posse como conselheiro do TCE-RJ e renuncia à vice-governadoria

RIO — O agora ex-vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha (PSD), tomou posse nesta quarta-feira (21) como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). A cerimônia ocorreu logo após a aprovação de sua indicação pelo plenário da

RIO — O agora ex-vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha (PSD), tomou posse nesta quarta-feira (21) como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). A cerimônia ocorreu logo após a aprovação de sua indicação pelo plenário da Assembleia Legislativa (Alerj), que registrou 57 votos favoráveis, cinco contrários e sete abstenções.

A nomeação foi enviada à Alerj pelo governador Cláudio Castro (PL) na última segunda-feira e tramitou de forma acelerada, sendo aprovada em tempo recorde. Até a bancada do PSD, partido do prefeito Eduardo Paes, votou majoritariamente a favor da indicação, reforçando o apoio político ao nome de Pampolha.

Com a posse no TCE, Pampolha renunciou oficialmente ao cargo de vice-governador, ato que foi formalizado em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Estado, também publicada nesta quarta. Ele assume um cargo vitalício no tribunal, com vencimentos mensais de aproximadamente R$ 41 mil, e deve ocupar a presidência do órgão a partir de 2027.

A movimentação tem implicações diretas na sucessão estadual. Com a saída de Pampolha, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), passa a ser o primeiro na linha de sucessão do governo estadual. A expectativa é que Bacellar possa assumir o Executivo em 2026, caso Cláudio Castro decida se desincompatibilizar para disputar uma vaga no Senado.

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE