Semana de eventos climáticos traz mudanças no trânsito do Centro e da Zona Sul; confira as interdições

O Rio será palco de uma série de encontros internacionais voltados à agenda climática global, a partir da próxima semana, às vésperas da COP30, que será realizada em Belém (PA). Entre os dias 1 e 7 de novembro, os cariocas


O Rio será palco de uma série de encontros internacionais voltados à agenda climática global, a partir da próxima semana, às vésperas da COP30, que será realizada em Belém (PA). Entre os dias 1 e 7 de novembro, os cariocas devem ficar atentos às mudanças no trânsito, principalmente no Centro e na Zona Sul, que já começam a valer a partir desta quinta-feira (30).

O plano operacional para a semana de eventos climáticos foi apresentado nesta terça-feira (28) pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), acompanhado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) e de secretários e gestores municipais, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio).

“Na próxima semana, o Rio de Janeiro passará a ser, de certa forma, o centro das atenções iniciais do que vai acontecer na COP30 em Belém, com uma série de eventos acontecendo em paralelo. Não são eventos que causam restrições como vimos durante o G20 e a cúpula do Brics, mas demandam que a população carioca tenha atenção especial a alguns locais”, destacou Paes.

Entre as principais mudanças no trânsito estão:

  • Interdição da Rua Jardel Jercolis, no entorno do Museu de Arte Moderna (MAM) e do Vivo Rio, de 3 a 5 de novembro.
  • Acesso restrito na Avenida Rodrigues Alves, trecho entre a Rua Souza e Silva e a Praça Mauá, no mesmo período.
  • Avenida República do Chile: das 21h de quinta-feira (30) até as 21h de sexta-feira (31), haverá interdição de uma faixa em cada sentido. Das 21h de sexta-feira até as 21h de sábado (1), a avenida será totalmente interditada nos dois sentidos, assim como trechos das ruas do Senado, da Relação, do Resende e do Lavradio, para a realização dos eventos na região.

Reforço no trânsito e no monitoramento do Rio

A CET-Rio reforçará a operação de trânsito com 70 agentes, 34 motocicletas e 15 veículos. Mais de 20 reboques estarão posicionados em pontos estratégicos para suporte em casos de pane ou ocorrências, e 26 painéis de mensagens variáveis informarão sobre trânsito, rotas alternativas e orientações para os cariocas.

O tráfego e as condições da cidade serão monitorados pelo COR-Rio, reunindo agentes municipais, forças estaduais e federais, e a ABIN em uma sala de situação. O telão exibirá imagens de 5.000 câmeras e radares, incluindo 56 câmeras na Praça Mauá e no Boulevard Olímpico, 27 no MAM e imagens captadas por drones, acompanhando a movimentação das delegações e dos pontos de interesse.

Sobre a semana de eventos climáticos na cidade

As Conferências Climáticas da ONU (COPs) são o principal espaço de negociação global sobre a crise climática. Neste ano, o Rio sediará encontros estratégicos que antecedem a cúpula, consolidando a cidade como centro global de diálogo e diplomacia climática. As agendas locais destacarão o papel das cidades e de soluções municipais no enfrentamento das mudanças climáticas.

Principais eventos:

  • Fórum de Líderes Locais da COP30 – Evento oficial da COP30, de 3 a 5/11, no MAM e Vivo Rio.
  • Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 – Abertura do Fórum, dias 3 e 4/11, no MAM e Vivo Rio.
  • Earthshot Prize – Premiação climática idealizada pelo Príncipe William, do Reino Unido, dia 5/11, no Museu do Amanhã, com ativações no Armazém 3 a partir de 2/11.
  • Earthshot Week – Ativações relacionadas à premiação, de 2 a 5/11, no Armazém 3 do Pier Mauá.
  • Diálogos Locais – Iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, com eventos da sociedade civil, de 1 a 7/11, na Praça Tiradentes e outros pontos.
  • Festival Respira Rio (Breathe Cities) – Atividades e palestras à população, dia 1º/11, na Avenida Chile, em parceria com a C40.
  • Inauguração do Solário Carioca – Primeira usina de energia solar da cidade, dia 2/11, em Santa Cruz.
  • X, Moonshot Factory – Seminário de tecnologia do laboratório da Alphabet Inc., dia 3/11, no Porto Maravalley, hub de inovação no Porto Maravilha.



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE