Enquanto prepara a substituição da SuperVia por uma nova concessionária, o governo estadual afirma que está trabalhando para a redução da tarifa dos trens metropolitanos, atualmente em R$ 7,60. Segundo o poder executivo, a medida é uma política pública que independe da escolha do novo operador do serviço.
“A integração tarifária é uma das prioridades do Governo do Estado, que vai considerar as particularidades de cada modo de transporte intermunicipal”, explicou, em nota, a Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).
O processo de transição da operação dos trens urbanos do Rio segue em andamento. No momento, o governo do estado está organizando os documentos necessários para a licitação que escolherá o novo operador do sistema ferroviário.
A seleção será realizada no âmbito do Poder Judiciário, com apoio técnico de um grupo de trabalho criado pelo estado. O acordo prevê um prazo de 180 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, para a extinção automática e imediata do contrato com a atual concessionária.
R$ 300 milhões para transição dos trens e aumento de demanda
O governo estadual afirmou que já investiu, até o momento, R$ 110 milhões em melhorias operacionais para garantir a continuidade dos serviços e prevê a aplicação de mais R$ 300 milhões durante o período de transição.
Enquanto isso, o modal ferroviário segue registrando aumento na quantidade de passageiros. De janeiro a abril deste ano, o sistema transportou 27.760.213 passageiros. Já no mesmo período de 2024, o número de embarques foi de 27.055.765.
Inspiração na mudança das barcas
Para concretizar a mudança nos trens, o estado vem se inspirando no que aconteceu com as barcas. Em fevereiro, a empresa CCR deixou o serviço, que passou a deixar de utilizar a metodologia de concessão, substituída pela de operador, cujo vencedor da licitação foi o consórcio Barcas Rio.
Desde então, a tarifa das linhas Arariboia, Paquetá e Cocotá baixou de R$ 7,70 para R$ 4,70, enquanto a linha Charitas reduziu de R$ 21 para R$ 7,70. Sendo esta última com o auxílio de subsídio da Prefeitura de Niterói. Com isso, a média de passageiros transportados por dia já registrou aumento, ainda que tímido.
Segundo a Setram, a média de passageiros transportados em dia útil foi de 46.641 no período de 12 de fevereiro — data de início da operação do consórcio Barcas Rio — até 27 de maio. No mesmo período do ano anterior, a média foi de 46.252 embarques.
Na linha de Charitas, onde a redução da tarifa foi mais sensível, o aumento da demanda foi ainda maior. Após a adoção do novo valor, o serviço teve aumento de 74% na demanda de passageiros, registrando recorde no dia 30 de abril com a marca de 6.100 embarques.
Redução da tarifa de Charitas melhora trânsito
Um dos objetivos da Prefeitura de Niterói ao subsidiar a redução da tarifa da linha de Charitas era reduzir os engarrafamentos, amplificados pela quantidade de veículos que se deslocam das regiões Oceânica e Sul em direção à capital.
Segundo dados de monitoramento do Centro de Controle de Operações (CCO NitTrans), um comparativo entre a primeira semana do mês de março e o mesmo período de abril, aponta uma redução de cerca de 6 mil veículos nas ruas, levando em conta a contagem de veículos no trecho da Av. Quintino Bocaiúva, umas das principais vias que liga São Francisco à Icaraí. A projeção mensal indica redução de cerca de 24 mil carros nas ruas.
A redução da tarifa das Barcas de Charitas teve início no dia 5 de março. O monitoramento continua sendo avaliado mês a mês. A tendência é que a redução seja gradativa, à medida que as pessoas vão reconhecendo a travessia de Barcas entre Charitas e o Rio de Janeiro como uma opção mais rápida e vantajosa.