Rio recebe congresso para debater comunicação entre tribunais de contas e a população

Nos dias 6 e 7 de agosto, o Rio sediará o III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC). O evento, gratuito e com vagas limitadas, será realizado no Centro de Convenções Ribalta, na Barra da Tijuca, e


Nos dias 6 e 7 de agosto, o Rio sediará o III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC). O evento, gratuito e com vagas limitadas, será realizado no Centro de Convenções Ribalta, na Barra da Tijuca, e terá como tema “Estratégia, Inovação e Diálogo com a Sociedade”.

O congresso reunirá profissionais de comunicação, conselheiros, servidores públicos, jornalistas e estudantes de todo o país. O objetivo é promover uma reflexão sobre o papel da comunicação institucional no fortalecimento da relação entre os tribunais de contas e a população.

Comunicação e transparência

A programação inclui debates sobre credibilidade institucional, alcance das mensagens públicas e o uso de novas tecnologias para potencializar o engajamento social. A proposta é discutir como a comunicação pode ampliar a transparência, melhorar o entendimento sobre as funções dos tribunais e aproximar essas instituições do cidadão.

Também será destacada a importância da comunicação interna para o engajamento dos servidores e para a promoção de uma cultura organizacional alinhada aos valores institucionais. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento: cnctc.atricon.org.br/inscricao.

Programação completa

6 de agosto (quarta-feira):

  • 8h00 – Credenciamento
  • 9h00 – Solenidade de Abertura
  • 10h30 – Painel de Abertura
    Palestrantes:
    • Natuza Nery – Apresentadora e comentarista na Rede Globo
    • Giuliana Morrone – Jornalista
  • 14h00 – Painel: Uso da IA na análise de dados de comunicação – IA na comunicação
    Palestrantes:
    • Ben-Hur Correia – Repórter do Grupo Globo
    • Márcio Borges – Pesquisador Associado do NetLab/UFRJ
  • 15h00 – Painel: Redes Sociais, o futuro da comunicação pública e o impacto da transformação digital
    Palestrantes:
    • Gustavo Igreja – Chefe da Divisão de Comunicação Audiovisual do Banco Central do Brasil
    • Marcelo Senise – Presidente do Instituto Brasileiro para Regulamentação da Inteligência Artificial
  • 16h00 – Apresentação do Reporta Mais
    Palestrantes:
    • Jorge Duarte – Analista da Embrapa / Presidente da ABCPública
    • Katia Brembatti – Presidente da Abraji
  • 17h00 – Apresentação: Boas Práticas na Comunicação
    Serão apresentadas as boas práticas de comunicação dos Tribunais de Contas anfitriões para troca de conhecimentos e fortalecimento do controle externo no Brasil.

7 de agosto (quinta-feira):

  • 9h00 – Palestra Motivacional
    Palestrante:
    • Gigante Léo – Ator e humorista
  • 9h40 – Painel: Acessibilidade Digital – Adaptação de temas técnicos ou jurídicos para criação de conteúdo em linguagem simples
    Palestrantes:
    • Carlos André – Professor, linguista e advogado
    • Heloisa Fischer – Fundadora do Comunica Simples
  • 10h40 – Apresentação do Projeto Comunica 2
  • 11h10 – Palestra: Comunicação Interna – Estratégias para aumentar o engajamento dos servidores
    Palestrante:
    • Daniel Costa – Diretor Executivo da Agência BWG in (BWG People Tech)
  • 14h00 – Painel: Produção de conteúdo audiovisual atrativo, de qualidade e com criatividade
    Palestrantes:
    • Matheus Costa – Influencer
    • Denilson Morales da Silva – Diretor da TV e Rádio Justiça
  • 14h50 – Painel: Estratégias para melhorar imagem institucional e relacionamento com a imprensa em situação de crise
    Palestrantes:
    • Áureo Germano – Diretor da Deutsch Comunicação Estratégica
    • Sergio Pugliese – Sócio-diretor do Museu da Pelada
  • 16h10 – Painel: Gestão de fake news e desinformação
    Palestrantes:
    • Rafael Malhado – Pesquisador doutorando em Comunicação pela UERJ
    • Bruno Camargo da Silva – Coordenador jurídico da Camargo Silva Consultoria
  • 17h00 – Encerramento institucional e considerações finais



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE