Rio e Niterói apresentam candidatura para sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 no Paraguai

A candidatura do Rio de Janeiro e Niterói para a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 foi apresentada pela primeira vez aos eleitores que vão definir o local da competição daqui a seis anos. O encontro aconteceu na manhã desta


A candidatura do Rio de Janeiro e Niterói para a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031 foi apresentada pela primeira vez aos eleitores que vão definir o local da competição daqui a seis anos. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (8), em Assunção, no Paraguai — única cidade adversária da dupla fluminense — e reuniu os 41 Comitês Olímpicos Nacionais das Américas.

O Comitê do Brasil detalhou o projeto, que prevê deixar um legado para o esporte no continente. A delegação da candidatura Rio-Niterói 2031 foi liderada pelo Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, e pelos prefeitos Eduardo Paes (PSD) e Rodrigo Neves (PDT).

“Rio e Niterói estão prontas para receber novamente as Américas. Nossa principal missão é contribuir para a evolução do esporte pan-americano, começando antes mesmo de 2031”, disse Marco La Porta, ressaltando o compromisso de acelerar o desenvolvimento coletivo do esporte pan-americano.

Eduardo Paes reforçou os aspectos de infraestrutura existente e que “organizar eventos que encantam o mundo está no nosso DNA”.

Além dele, o presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado (PSD) também esteve no evento. Ele reforçou que o parlamento vai contribuir com a realização dos jogos:

“A competência do Rio de Janeiro em sediar grandes eventos é reconhecida internacionalmente, como ficou provado na Copa, nas Olimpíadas, e nos grandes shows de maio, entre tantos outros exemplos. A Câmara apoia essa iniciativa, e vai cumprir o seu papel institucional de discutir todas as leis necessárias para viabilizar o Pan, sempre tendo o bem dos cariocas como objetivo final”, declarou.

Comitiva do Rio durante apresentação da candidatura para os Jogos 2031 – Foto: Divulgação

Já Rodrigo Neves falou dos benefícios que o Pan em 2031 poderá trazer para a cidade de Niterói.

“Reiteramos as garantias concedidas pela prefeitura para, junto com o Rio, realizar Jogos Pan-Americanos memoráveis em 2031, como um forte legado esportivo para as Américas”, destacou Neves.

A decisão final sobre a sede será tomada em outubro, durante a assembleia do colégio eleitoral da Panam Sports, no Chile.

Campanha intensa pelo Pan 2031

A candidatura foi oficializada em maio deste ano e, desde então, Paes e Rodrigo Neves têm feito uma campanha intensa, que já conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Cláudio Castro (PL). A principal promessa da campanha é a tão aguardada Linha 3 do metrô, que ligaria Rio, Niterói e São Gonçalo.

Por outro lado, esta é a segunda tentativa de Assunção para sediar o evento. Em 2024, a cidade perdeu a disputa pelo Pan de 2027 para Lima, no Peru — 28 votos a 24 —, devido à precariedade da infraestrutura e do transporte público paraguaio.

Outra cidade brasileira que cogitava entrar na disputa era São Paulo, que, no dia da entrega oficial da candidatura Rio-Niterói, anunciou sua desistência e manifestou apoio às cidades fluminenses. Desde 2023, a capital paulista vinha demonstrando interesse em sediar o Pan 2031, mas, em nota, elogiou a infraestrutura dos dois municípios.



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE