A Prefeitura do Rio desistiu de desapropriar o antigo Hotel Ipanema Plaza, na Rua Farme de Amoedo, em Ipanema, fechado desde 2017 por causa de uma briga entre os sócios. O prédio passará a abrigar uma unidade da rede de hotéis de luxo LGBTQIA+ Tryst Hospitality. A revogação do decreto que declarava o imóvel de interesse público foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (21).
Como a ideia da prefeitura era manter o uso do imóvel como hotel, a questão é dada como resolvida. O jornal “O Globo” foi o primeiro a publicar a informação.
A Tryst Hospitality é considerada a primeira marca de hotéis de luxo gay do mundo, presente em cidades icônicas como Nova York, nos Estados Unidos; Puerto Vallarta, no México; e San Juan, em Porto Rico. Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, disse ao “Globo” que a chegada do grupo trará maior movimento para o Rio.
“Este é mais um empreendimento que vai movimentar a economia da cidade, em um endereço muito procurado. Ficamos felizes com a notícia da chegada dessa rede”, disse.
O Rio de Janeiro está, segundo pesquisas realizadas há anos, entre as dez cidades mais receptivas do mundo para turistas da comunidade LGBTQIA+.
Hotel fechada era um problema para o bairro
O prédio do Hotel Ipanema Plaza, fechado longo há de quase uma década, tinha virado de depredações e vandalismo. Os vizinhos perceberam que o local virou moradia de sem-teto e de usuários de crack. As pessoas estavam com medo de passar pelo local, especialmente à noite.
Foi por causa da ociosidade do imóvel e do descumprimento da função social da propriedade prevista na Constituição, que a Prefeitura do Rio publicou, no último dia 15 de julho, a desapropriação do prédio. Segundo o decreto de Paes, o edifício seria destinado à renovação urbana e leiloado por hasta pública — tipo de leilão usado para vender bens com regras de uso, como a obrigação de reformar ou reutilizar o imóvel.
Festas e piscina de borda infinita
O novo hotel foi projetado pela premiada equipe do hotel mexicano The Tryst Puerto Vallarta,e será instalado num prédio de 18 andares, equipado com uma piscina de borda infinita na cobertura e com um restaurante exclusivo. Terá 140 quartos — o maior da rede. A aposta é um design ecologicamente responsável, eliminando plásticos descartáveis e priorizando parcerias com empresas locais.
O The Tryst Ipanema também contará com festas na piscina da cobertura com DJs e Drag Brunches — evento que combina um brunch ou café da manhã, com apresentações de artistas transformistas, conhecidos como drag queens.