Com a implantação de infraestrutura e a construção de novos gasodutos, a Naturgy vai investir, até 2027, R$ 672,3 milhões para reforçar e expandir o atendimento à demanda crescente por gás natural no interior do Estado do Rio. Os projetos vão beneficiar 18 municípios, em cinco regiões.
Já no primeiro trimestre de 2026, será iniciado o reforço de rede nas regiões de Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia. No segundo e terceiro trimestres, está previsto o início das obras em Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Petrópolis.
Deste total, 17 municípios são abastecidos com gás natural canalizado, mas têm necessidade e potencial para expansão da infraestrutura e aumento de capacidade de fornecimento. Além disso, Araruama começará a receber o combustível. Os investimentos vão beneficiar ainda Itatiaia, Pirai, Porto Real, Angra dos Reis, Petrópolis, Teresópolis, Três Rios, Nova Friburgo, Saquarema, Casimiro de Abreu, Macaé e Campos dos Goytacazes.
“Com esses investimentos, vamos aumentar a segurança do sistema de distribuição, permitir a conexão de novos clientes e atender a novas áreas do estado do Rio de Janeiro. Além disso, os projetos vão estimular a economia das cidades beneficiadas pela criação de empregos diretos e indiretos e pelo desenvolvimento de polos industriais que terão acesso a uma fonte energética mais limpa”, explica Katia Repsold, country manager da Naturgy no Brasil.
Rio é o campeão em gaseificação no Brasil
O Rio de Janeiro tem o maior nível de gaseificação do Brasil: 17,4% de suas residências têm acesso ao gás natural, em comparação com uma média nacional de apenas 7%. O estado responde ainda por 22% do consumo nacional de gás natural e por 70% da produção.
Segundo maior grupo de vendas de gás natural no país, a Naturgy atua em cinco segmentos: residências, comércios, indústrias, geração térmica e postos de gás natural veicular (GNV). Também é a maior distribuidora de gás do país em volume de vendas para o mercado termelétrico, além de líder no mercado de GNV — onde o estado é um caso de sucesso.
O Rio tem a maior frota de veículos leves a gás do país, com mais de 1,7 milhão de carros convertidos e mais de 700 postos de combustível, que permitem que total autonomia de abastecimento. Para se ter uma ideia do tamanho da empreitaeda, o estado já responde por mais da metade do consumo do combustível no país (55%). Ainda assim, está nos planos da Naturgy a contínua ampliação da rede de postos de GNV.
O GNV é uma alternativa na transição energética dos veículos pesados, tanto para caminhões, quanto na mobilidade urbana. A substituição do diesel pelo gás representa redução de 23% na emissão de CO2, de 90% de Nox (gases nocivos à camada de ozônio) e de 85% de material particulado (principal componente da fumaça preta). Considerando o uso em veículos leves e pesados, há potencial para aumentar a demanda por GNV em 3,5 vezes até 2030.
A companhia compra o gás natural da Petrobras e o transporta, através da sua rede de distribuição, para entregar a seus clientes. No Rio, a concessão é fiscalizada pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa).
Renovação da concessão
Em julho de 2024, conforme previsão legal, a Naturgy manifestou oficialmente ao governo do estado o seu interesse na prorrogação do contrato de concessão da CEG (Região Metropolitana do Rio) e da CEG Rio (interior). A renovação das concessões permitirá consolidar a trajetória da Naturgy no estado desde 1997 e garantir nova fase de expansão do gás natural, associado ao plano de investimento para o próximo período.
Também vai garantir a segurança na continuidade da prestação de serviços de gás canalizado aos mais de um milhão de clientes, serviço que conta hoje com qualidade e alto índice de satisfação na avaliação de seus usuários.
Naturgy é protagonista no desenvolvimento da rede de distribuição de gás no Brasil
Nos últimos 28 anos, a Naturgy registra um investimento acumulado de R$ 11,3 bilhões no Rio de Janeiro. Nesse período, foram gerados 14 mil empregos diretos e indiretos, e estima-se que mais de 40 mil vagas foram criadas a partir dos investimentos realizados desde 1997.
A companhia modernizou a infraestrutura, triplicou as redes de distribuição para mais de 6,3 mil km no estado, ampliou de 1 para 43 os municípios atendidos, e dobrou o número de clientes, que hoje já ultrapassa 1,1 milhão.
Foi a empresa com a maior participação no processo de desenvolvimento da rede de distribuição de gás no Brasil.
No Brasil e no mundo
A Naturgy é uma multinacional líder no setor de gás e eletricidade com aproximadamente 18 milhões de clientes em mais de 20 países. Além do Brasil, tem forte presença nos mercados energéticos da Espanha, México, Chile, Argentina e Panamá.
No Brasil, além do Rio, está presente na Região Sul do estado de São Paulo. São cerca de 99 mil clientes em 18 municípios: Alumínio, Araçariguama, Boituva, Botucatu, Cerquilho, Cesário Lange, Iperó, Itapetininga, Itu, Laranjal Paulista, Mairinque, Porto Feliz, Salto, São Roque, Sorocaba, Tatuí, Tietê e Votorantim.



