Gal Costa, Rubem Fonseca, Juca Chaves e MC Marcinho: os novos nomes de vias e praças cariocas

A partir desta quarta-feira (06), alguns logradouros do Rio passam a homenagear personalidades como Gal Costa, Rubem Fonseca, Anderson Leonardo, Juca Chaves, MC Marcinho, entre outros. As publicações saíram no Diário Oficial do Município. Gal Costa agora emprestará seu nome


A partir desta quarta-feira (06), alguns logradouros do Rio passam a homenagear personalidades como Gal Costa, Rubem Fonseca, Anderson Leonardo, Juca Chaves, MC Marcinho, entre outros. As publicações saíram no Diário Oficial do Município.

Gal Costa agora emprestará seu nome a um trecho da pista direita da Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, antes conhecida apenas como “Avenida Projetada”. Lenda da MPB e baiana de nascimento, mas carioca de coração, Gal morreu em 2022, aos 77 anos.

Uma praça que antes estava sem nome, no trecho final da Rua Fioravanti Di Piero, no Centro, recebeu o nome de Praça Rubem Fonseca. O romancista, contista e ensaísta, nascido em Juiz de Fora/MG, morreu no Rio em abril de 2020. Ele teria completado 100 anos em maio de 2025.

Em Campo Grande, na Zona Oeste, um trecho da Rua Rodolfo Bottino ganhou o nome de Rua Juca Chaves. Compositor, músico e humorista, Juca era carioca e morreu em março de 2023, em Salvador/BA. Ao longo de sua trajetória, lançou mais de 20 discos e levou milhares de pessoas a seus shows.

Além de Gal Costa, outros nomes da música recebem homenagens

Duas ruas, antes conhecidas apenas como “projetadas A e B”, na região da Estrada da Capoeira Grande, em Guaratiba, agora têm nomes de dois ícones da música que faleceram recentemente. São eles Anderson Leonardo, o eterno líder do grupo “Molejo”, e MC Marcinho, dono de vários hits do funk.

Ruas em Campo Grande também ganham novos nomes

Em Campo Grande, a Rua H, na região da Estrada da Cachamorra, passa a se chamar Rua Aziz Neto, em homenagem ao empresário do ramo de planos de saúde, morto em 2020.

Na mesma localidade, a antiga Rua Projetada B agora tem o nome de Rua Carmen Mayrink Veiga. A socialite morreu em janeiro de 2017.

Uma antiga rua sem identificação recebeu o nome de Rua Sami Jorge. A homenagem é ao ex-presidente da Câmara de Vereadores e ex-deputado estadual que morreu em 2015, aos 91 anos.

Já a antiga Rua H passa a se chamar Rua Isnar Ruas, em referência ao jornalista gaúcho morto em 2023.

Uma rua sem nome, na mesma região, agora é a Rua Jorge Aurélio Domingues, ex-presidente do Conselho Deliberativo do Botafogo, morto em 2019.

Outra rua sem nome agora passa a ser conhecida como Rua José Pinotti, ex-deputado federal paulista, falecido em 2009.

A antiga Rua H agora é Rua José Gregori. O ex-ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) morreu em 2023.

Um trecho da antiga Rua Leônidas agora é Rua Vasco Leitão da Cunha. Importante diplomata brasileiro, morreu no Rio em 1984.

Já um trecho da Travessa Leônidas ganhou o nome de Rua Luiz Gasparetto. A homenagem é ao escritor, psicólogo e médium psicopictográfico falecido em 2019. Ele era filho da escritora Zíbia Gasparetto.

Mais uma rua que não tinha nome agora é conhecida como Rua Salete Maccalóz, desembargadora que morreu em 2017.

Gal Costa agora é nome de avenida no Rio – Foto: Reprodução





Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE