Enel identifica 354 casos de furto de energia em Magé durante operação

A Enel Distribuição Rio identificou 354 casos de furto e fraude em medições de energia elétrica em Magé, durante a mais recente edição do projeto Energia Legal, realizada na semana passada. De acordo com a companhia, 93% das irregularidades foram


A Enel Distribuição Rio identificou 354 casos de furto e fraude em medições de energia elétrica em Magé, durante a mais recente edição do projeto Energia Legal, realizada na semana passada. De acordo com a companhia, 93% das irregularidades foram registradas em imóveis residenciais e 7% em estabelecimentos comerciais.

Desde o início do projeto, em novembro de 2019, cerca de 29,3 mil furtos já foram identificados em diferentes municípios atendidos pela distribuidora. Em Magé, a ação também promoveu atendimentos presenciais por meio de unidade móvel, com 219 clientes atendidos, além de iniciativas educativas sobre consumo consciente de energia.

Ao todo, 232 pessoas participaram das palestras e puderam trocar lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos LED, mais econômicos e duráveis. A ação também possibilitou que 21 consumidores negociassem dívidas com condições facilitadas.

“O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa promove resultados relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto para os clientes”, afirmou Irapuã Prates, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.

A empresa reforça que o furto de energia — conhecido popularmente como “gato” — é crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além da cobrança retroativa do consumo irregular. A prática compromete a qualidade do serviço, aumenta o número de interrupções e, segundo estimativa da Enel, poderia reduzir em 5% o valor das tarifas se fosse eliminada.

Além do prejuízo financeiro, o furto representa grave risco à segurança, tanto para quem tenta manipular o sistema quanto para a vizinhança. A manipulação irregular de medidores ou ligações diretas na rede elétrica pode resultar em choques e acidentes fatais.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas de forma anônima pelo aplicativo Enel Rio ou pela Central de Relacionamento no número 0800 280 0120.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

diario do rio whatsapp Enel identifica 354 casos de furto de energia em Magé durante operaçãoddr newsletter Enel identifica 354 casos de furto de energia em Magé durante operação



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE