Desafio da Ponte: corrida retorna depois de 12 anos e altera trânsito entre Rio e Niterói neste fim de semana

O retorno do Desafio da Ponte, corrida que liga Niterói ao Rio, vai alterar o trânsito entre as duas cidades neste fim de semana. A prova, no formato meia maratona de 21 km, acontece no domingo (3) e terá largada


O retorno do Desafio da Ponte, corrida que liga Niterói ao Rio, vai alterar o trânsito entre as duas cidades neste fim de semana. A prova, no formato meia maratona de 21 km, acontece no domingo (3) e terá largada no Caminho Niemeyer, em Niterói, e chegada na Praça Mauá, no Centro do Rio.

Interdições na Ponte Rio-Niterói

Para garantir a segurança dos atletas, a ponte terá interdições parciais. Confira:

  • Sábado (2), a partir das 22h: uma faixa em cada sentido será fechada.
  • Domingo (3), a partir das 5h: mais uma faixa em cada sentido será bloqueada. No sentido Rio-Niterói, essa segunda interdição será apenas entre o Mocanguê e a Praça de Pedágio.
  • Liberação total: prevista para o meio-dia de domingo.

Sobre o Desafio da Ponte

O evento, que esteve fora do calendário esportivo por 12 anos, retorna como uma das corridas mais simbólicas do país. O percurso cruza a maior ponte do hemisfério sul, com 13,3 km de extensão sobre a Baía de Guanabara. A Ponte Rio-Niterói foi inaugurada em 4 de março de 1974, após cinco anos de obras.

O evento reunirá 5 mil corredores, sendo 52% cariocas, 17% de Niterói e 31% turistas. A corrida também servirá como um teste para as cidades do Rio e Niterói, que lançaram este ano uma candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.

Barcas gratuitas para atletas

Os corredores inscritos, com a pulseira recebida no kit, terão gratuidade nas barcas tanto na ida quanto na volta. As saídas especiais da Praça XV para Niterói serão às 4h40, 4h50, 5h10, 5h30 e 5h50, conforme a onda de largada de cada atleta.

Não será permitido o embarque de acompanhantes, exceto para pessoas com deficiência (PCDs), e não haverá venda de passagens nesses horários especiais. Para o retorno, vale a grade regular de viagens, disponível no site oficial do Consórcio Barcas Rio, responsável pelo serviço.

Interdições no trânsito em Niterói

Em Niterói, a NitTrans vai interditar, das 21h de sábado às 10h de domingo, a Rua Professor Plínio Leite e trechos das ruas Doutor Fróes da Cruz, Saldanha Marinho e Marquês de Caxias, entre a Rua Professor Plínio Leite e a Av. Visconde do Rio Branco.

A Av. Feliciano Sodré terá bloqueio parcial, com as três faixas da esquerda fechadas no sentido Centro. Agentes e operadores privados vão atuar no entorno do Caminho Niemeyer e nos acessos à ponte.

Interdições no trânsito do Rio

No Rio, a CET-Rio fará um esquema especial das 0h às 12h de domingo, com bloqueios em vias de acesso à ponte e à Praça Mauá, onde será a chegada. A operação contará com 50 profissionais, apoio do COR-Rio para ajustes em tempo real.

Durante a corrida, motoristas que chegam ao Rio pela Ponte Rio–Niterói encontrarão interdições nos seguintes acessos:

  • Linha Vermelha
  • Avenida Bicalho
  • Avenida Rodrigues Alves
  • Túnel Marcello Alencar

Rotas alternativas e desvios no Rio

  • Para a Linha Vermelha: seguir pela Avenida Brasil (pista central, sentido Zona Oeste) e acessar a via pela agulha na altura da passarela 3.
  • Para Rodoviária do Rio, Centro, Tijuca e Zona Sul:
    • Rota principal: Elevado do Gasômetro → alça do INTO → Via B4 (sentido Praça Mauá) → Rua Professor Arlindo Rodrigues → Rua Equador.
    • Centro: seguir pela Via B4 e Via Binário do Porto até a Praça Mauá.
    • Tijuca: Avenida Professor Pereira Reis → Viaduto 31 de Março → Avenida Presidente Vargas.
    • Zona Sul: Avenida Professor Pereira Reis → Viaduto 31 de Março → Túnel Santa Bárbara.





Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE