Defesa Civil interdita subsolo e 17 lojas do térreo do Shopping Tijuca após incêndio

No início da noite desta segunda-feira (5), a Defesa Civil do Município do Rio confirmou a interdição do subsolo e de parte do térreo do Shopping Tijuca. O órgão realizou uma vistoria técnica após receber a liberação do Corpo de


No início da noite desta segunda-feira (5), a Defesa Civil do Município do Rio confirmou a interdição do subsolo e de parte do térreo do Shopping Tijuca. O órgão realizou uma vistoria técnica após receber a liberação do Corpo de Bombeiros, que atua no local desde sexta-feira (2) após um incêndio atingir uma loja do subsolo.

“A Defesa Civil Municipal informa que realizou, na tarde desta segunda-feira (05/01), uma vistoria no térreo e subsolo do Shopping Tijuca, após a liberação prévia do Corpo de Bombeiros. Técnicos avaliaram que o fogo causou risco estrutural no mezanino da loja atingida pelo incêndio, além de risco de queda de revestimentos internos e desplacamentos de partes do teto e piso. O subsolo do shopping foi totalmente interditado devido à falta de condições para a permanência no local. Já no térreo, 17 lojas da lateral esquerda, localizadas entre a entrada principal na Avenida Maracanã e a Tok Stok, foram interditadas após o calor do fogo deformar o piso. Não foi identificado risco estrutural nas demais lojas do subsolo e do térreo do shopping”, diz o comunicado.

Defesa Civil Municipal vai pedir interdição de corredor do térreo do Shopping Tijuca após incêndio – Foto: Reprodução

Ainda não há previsão de reabertura do Shopping Tijuca. O local apresenta focos de calor e fumaça no subsolo. Por ser um local de difícil acesso e de ventilação restrita, os bombeiros precisaram abrir buracos na fachada do prédio para extrair a fumaça causada pelo incêndio.

Loja onde o incêndio começou não tinha documento exigido pelos bombeiros

Estabelecimentos de locais como o Shopping Tijuca precisam de um Certificado de Aprovação Assistido (CAA) junto ao Corpo de Bombeiros. O documento regulariza edificações, atestando o cumprimento das medidas de segurança contra incêndio e pânico.

A documentação garante que o local possa operar com segurança, sendo essencial para a legalização do imóvel, com validade anual para atividades de risco. De acordo com a corporação, o certificado da loja Bell’art não estava regularizado.

Dois funcionários do Shopping Tijuca morreram após inalarem fumaça

Dois funcionários do shopping morreram após inalarem fumaça provocada pelo incêndio. O supervisor Anderson Paiva e a bombeira civil Emellyn Silva Aguiar Menezes atuaram nos primeiros momentos após o fogo atingir o shopping e ajudaram na evacuação do local. A administração do Shopping Tijuca lamentou a morte dos funcionários.

“Desde o primeiro momento, nossa prioridade tem sido dar toda a assistência às famílias da brigadista Emellyn Aguiar e do supervisor de mall Anderson Paiva, além de apoiar nossos colaboradores envolvidos. Eles são heróis e, junto ao time, foram fundamentais para que muitas vidas fossem preservadas”, diz o comunicado.



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE