Bora lá: samba, exposições e pré-réveillon movimentam o último fim de semana do ano

O último fim de semana do ano chega com o Centro do Rio pulsando cultura, memória e festa ao ar livre. Tem samba de raiz ocupando praças históricas e pré-réveillon em clima carioca no Passeio Público. Para completar, uma exposição


O último fim de semana do ano chega com o Centro do Rio pulsando cultura, memória e festa ao ar livre. Tem samba de raiz ocupando praças históricas e pré-réveillon em clima carioca no Passeio Público. Para completar, uma exposição imersiva leva o público direto à Capela Sistina sem sair da cidade. Bora escolher o programa e aproveitar.

Feira das Yabás ocupa a área externa do CCBB com samba, ancestralidade e comida de quintal

No sábado (27), a Feira das Yabás retorna à área externa do Centro Cultural Banco do Brasil para celebrar a ancestralidade afro-brasileira no coração da Zona Portuária. Das 13h às 20h, a Praça da Pira recebe samba de raiz, encontros históricos e a gastronomia afetiva dos quintais suburbanos.

Na última edição do ano, Marquinhos de Oswaldo Cruz e sua banda comandam a roda e recebem Ivan Lins e convidados especiais. No cardápio, clássicos como feijoada, angu à baiana, frango com quiabo, tripa lombeira e macarrão com carne assada. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Samba do Passeio faz pré-réveillon no coração do Centro

O Passeio Público terá seu último samba do ano neste domingo. – Foto: Divulgação

No domingo (28), o Passeio Público vira ponto de encontro para quem quer encerrar o ano em clima leve e carioca. O Samba do Passeio ocupa o primeiro parque público das Américas com roda de samba, sol, caipirinha e aquela mistura de cultura e lazer que é a cara do Centro do Rio.

Para fechar a temporada, o evento recebe o grupo Arruda, além de expositores, praça de alimentação e área kids. A programação acontece das 12h às 22h, com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pelo Sympla — há sugestão de doação de R$ 5 para melhorias no evento.

Museu Histórico Nacional reabre com exposição sobre liberdade e resistência negra

image 11
A mostra explora o impacto duradouro da escravidão e as maneiras pelas quais as comunidades negras ao redor do mundo lutaram por liberdade. – Foto: Divulgação/WETA Arts

Após quase um ano fechado, o Museu Histórico Nacional reabre parcialmente ao público com a exposição “Para além da escravidão: construindo a liberdade negra no mundo”.

A mostra, dividida em seis seções, reúne cerca de 350 peças vindas de museus de seis países e propõe um diálogo entre passado e presente para refletir sobre a escravidão e as múltiplas formas de resistência negra. Também voltam a receber visitantes a Sala das Carruagens e o Pátio dos Canhões.

O museu funciona de quarta a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita, e permanece fechado entre 24 de dezembro e 1º de janeiro.

Exposição imersiva sobre Michelangelo leva o público do Rio à Capela Sistina

image 12
Centro Cultural Correios recebe exposição imersiva sobre Michelangelo.– Foto: Divulgação

A exposição “Michelangelo – O Mestre da Capela Sistina” é um dos destaques culturais no Centro do Rio. Por meio de projeções de alta tecnologia, a experiência imersiva convida os visitantes a entrar em uma das capelas mais famosas do mundo e apreciar de perto detalhes das obras do artista renascentista.

A mostra fica em cartaz no Centro Cultural Correios, na Rua Visconde de Itaboraí, 20. A visitação acontece das 12h às 19h, exceto aos domingos. Os ingressos custam a partir de R$ 25.



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE