Barra da Tijuca receberá obras em 2026 para melhorar o trânsito da região

O subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Leandro Marques, anunciou uma série de obras que devem impactar diretamente a mobilidade da região em 2026. Em entrevista ao jornal O Globo, divulgada nesta terça-feira (23), ele fez um balanço do primeiro


O subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Leandro Marques, anunciou uma série de obras que devem impactar diretamente a mobilidade da região em 2026. Em entrevista ao jornal O Globo, divulgada nesta terça-feira (23), ele fez um balanço do primeiro ano de sua gestão e detalhou projetos voltados ao trânsito, transporte e ordenamento urbano.

“Há um conjunto de obras que deve ser anunciado pelo prefeito no primeiro semestre”, afirmou Marques.

Entre as principais intervenções, destaca-se a duplicação da ponte sobre o Rio Arroio Fundo, cuja licitação havia sido anunciada e depois suspensa. Outra medida será a construção de uma grande rotatória em frente ao condomínio Alfa Barra, que busca facilitar o acesso dos moradores da Reserva e do Recreio ao Cebolão, evitando retornos e sinais fechados.

Reorganização do tráfego nas principais vias da Barra da Tijuca

Na Avenida José Wilker, o tráfego será reorganizado por meio de um novo acesso interno ao Centro Metropolitano, ligando a ponte diretamente à Linha Amarela e à Barra. Já na rua atrás do shopping Via Parque, o fluxo será simplificado para permitir saída direta na Avenida Ayrton Senna, sem desvios laterais.

“Como o bairro cresce, também aumenta expressivamente o número de veículos. Dez anos atrás, discutíamos se resolveríamos o trânsito tirando os sinais da Avenida Ayrton Senna. Depois de terem retirado, voltamos a tê-la engarrafada. Precisamos pensar a cidade não apenas para hoje, mas para daqui a 15 ou 20 anos”, ressaltou o subprefeito.

Prefeitura pretende facilitar a circulação dos moradores no bairro

Outra mudança prevista é a abertura de trechos da Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, atualmente bloqueados por construções irregulares. A medida pretende facilitar a circulação dos moradores, permitindo deslocamentos para escolas e mercados sem precisar passar pela Avenida das Américas.

Além dessas ações, estão previstas a fiscalização de caminhões de carga que param em avenidas para abastecimento, ajustes no tempo dos sinais e incentivo ao transporte aquaviário no bairro. O objetivo, segundo Marques, é tornar o trânsito mais ágil, seguro e organizado, além de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores.



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE