Bancada do PT na Câmara se une para excluir o Bangu Shopping do novo ‘mais valerá’ de Paes

A bancada do PT na Câmara do Rio apresentou uma emenda ao projeto do novo “mais valerá”, proposto pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), com o objetivo de excluir o Bangu Shopping, na Zona Oeste, da lista de estabelecimentos autorizados a


A bancada do PT na Câmara do Rio apresentou uma emenda ao projeto do novo “mais valerá”, proposto pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), com o objetivo de excluir o Bangu Shopping, na Zona Oeste, da lista de estabelecimentos autorizados a realizar ampliações. O pedido foi apresentado pelo líder do partido, vereador Felipe Pires.

O novo “mais valerá”, aprovado em primeira votação nesta quinta-feira (30), prevê a possibilidade de ampliação de shoppings, supermercados, hipermercados e hospitais mediante o pagamento de uma contribuição aos cofres do município. O texto também estende esses benefícios a operações urbanas consorciadas já aprovadas pela Câmara.

Bangu Shopping funciona em um imóvel tombado, que abrigou uma histórica fábrica de tecidos

Segundo Pires, embora a bancada petista seja favorável à proposta e reconheça sua importância, a emenda tem o objetivo de preservar o valor histórico e cultural do Bangu Shopping, instalado no prédio da antiga Fábrica de Tecidos Bangu. O imóvel foi tombado como patrimônio cultural em 2000 e é considerado um dos principais marcos do desenvolvimento da Zona Oeste.

“Somos contrários a qualquer tipo de intervenção arquitetônica no Bangu Shopping, por tudo o que já foi exposto e por sua importância histórica e cultural. O prédio foi fundado no século XIX pelos ingleses. É a partir dele que nasce o bairro de Bangu e que a Zona Oeste começa a se desenvolver economicamente. É o nosso maior ativo cultural naquela região”, afirmou o parlamentar.

Vereador do PT fala sobre a descaracterização do Shopping Nova América

Felipe Pires citou como exemplo o Shopping Nova América, em Del Castilho, na Zona Norte, que, segundo ele, perdeu parte de suas características originais após as reformas feitas no prédio da antiga Fábrica de Tecidos Nova América, desativada para dar lugar ao centro comercial. O temor da bancada é que o mesmo ocorra em Bangu.

“Permitir a aplicação das condições especiais previstas no projeto, especialmente aquelas que possibilitam acréscimos verticais, aumento da taxa de ocupação e construção de novos pavimentos, acarretaria impactos irreversíveis sobre a integridade estética e histórica do imóvel, descaracterizando completamente a antiga Fábrica de Tecidos Bangu”, completou o vereador.

O projeto de Paes ainda passará por uma segunda votação em plenário. Segundo o prefeito, a proposta busca modernizar as regras de construção da cidade, tornando mais eficiente o uso de áreas subutilizadas e superando o modelo urbano antigo, com zonas muito separadas e grandes espaços ociosos.



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE