Vinícius em um dos shows com Sérgio Dias
Instagram Os Mutantes
Nascido em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, Vinícius Junqueira é o baixista que há quase duas décadas integra a fase atual da lendária banda Os Mutantes.
Em entrevista ao g1, ele relembra os primeiros passos na música e fala sobre a emoção de tocar pela primeira vez em sua cidade natal neste sábado (1º), durante o Festival Rock the Mountain, que reúne mais de 100 atrações no Parque Municipal de Itaipava.
“Foi em Petrópolis que começou isso tudo. E em Petrópolis talvez seja o show mais emblemático da minha carreira. São 19 anos tocando com a banda, e estar agora na minha cidade vai ser muito especial. Imagina a emoção!”, contou.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
Criado no bairro Cascatinha, ele começou a tocar baixo aos 17 anos, a convite de um amigo. O sonho inicial era ser baterista, mas a vaga disponível na banda era para o contrabaixo.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
“Eu queria ter começado mais cedo, mas a vida me entregou esse momento. Desde o primeiro dia, eu falei: é isso que eu quero fazer da minha vida”, relembra.
A primeira banda de Vinícius se chamava Kobadera, formada em 1996. O grupo de amigos de infância tocava versões do Black Sabbath e, depois, começou a compor músicas próprias.
“Durou quase quatro anos, mas acabou se desfazendo”, recorda.
Desde 2006, Vinícius faz parte da formação de Os Mutantes, liderada por Sérgio Dias, o único integrante original ainda na ativa. Além de tocar baixo, ele colabora na criação do repertório e ajuda a manter a essência sonora da banda, marcada por guitarras e baixos intensos.
“A coisa mais importante pra mim sobre estar numa banda lendária é poder presenciar tudo que ela representa. Ver o quanto o nome dos Mutantes alcançou o mundo sem plano de marketing, só pelas pessoas. Poder tocar esse som pelo mundo é um orgulho pra vida toda”, diz.
Formação atual da banda Os Mutantes
Instagram Os Mutantes
Os Mutantes: legado e reinvenção
Formada em 1966, em São Paulo, por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, a banda Os Mutantes marcou a história da música brasileira ao misturar rock psicodélico, Tropicália e elementos da música nacional, como samba e baião.
O álbum de estreia, Os Mutantes (1968), é considerado um marco por unir experimentação sonora e referências internacionais como The Beatles e Jimi Hendrix.
Após décadas de hiato, o grupo retomou as atividades em 2006, sob a liderança de Sérgio Dias, e passou a se apresentar com novas formações. Desde então, os Mutantes já fizeram mais de 40 turnês pelo mundo e seguem lançando trabalhos inéditos, como o álbum ZZYZX.
Formação original da banda Os Mutantes com Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias
Divulgação
Rock the Mountain traz mais de 100 artistas para Itaipava
Reunindo música, arte, gastronomia vegetariana, sustentabilidade e diversão em meio à natureza, o Rock the Mountain consolida-se como um dos principais festivais do país. Realizado na Serra do Rio, o evento volta a receber atrações internacionais e, pela primeira vez, terá seis dias de programação.
Serão dois fins de semana seguidos: nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, e 7, 8 e 9 de novembro, com programação espelhada e mais de 100 artistas distribuídos em 11 palcos.
O line-up reúne nomes de peso da música nacional e internacional, como Caetano Veloso, L’Impératrice, Criolo, BK, Banks, Chet Faker, Liniker, BaianaSystem, Ney Matogrosso, Gloria Groove, João Gomes, Pedro Sampaio, Ana Carolina, Capital Inicial, Samuel Rosa, Zaynara, Fundo de Quintal e Joyce Alane, entre outros.
Conteúdo Original 
CPI do Crime Organizado terá Flávio Bolsonaro e Moro na titularidade | Brasil
Os partidos já preencheram quase todas as indicações de membros…
 
								 
															



 
															