Alerj aprova a criação do Dia do Artista da Baixada Fluminense

Os artistas da Baixada Fluminense agora têm um dia para chamar de seu. Foi aprovado, pelo plenário da Assembleia Legislativa do do Rio (Alerj), o projeto de lei que cria o Dia do Artista da Baixada Fluminense. A data, comemorada


Os artistas da Baixada Fluminense agora têm um dia para chamar de seu. Foi aprovado, pelo plenário da Assembleia Legislativa do do Rio (Alerj), o projeto de lei que cria o Dia do Artista da Baixada Fluminense. A data, comemorada em 24 de outubro, é o dia de nascimento do ator, produtor e empreendedor social Fábio Mateus. A proposta agora aguarda sanção do governador Claudio Castro (PL).

De autoria do deputado Rafael Nobre (PL), o projeto de lei teve como coautora a deputada Dani Monteiro (PSOL). Fábio Mateus foi um dos criadores do Festival de Teatro EncontrArte, que levou gratuitamente mais de 200 mil pessoas ao teatro na região durante 20 anos e mobilizou mais de cinco mil artistas e técnicos. Ele faleceu em 7 de outubro de 2023, aos 46 anos.

Fábio Mateus produziu dezenas de espetáculos e, nos últimos seis anos de vida, voltou aos palcos como ator. Encenou a peça ‘Precisa-se de velhos palhaços’, – ao lado de Felipe Villela e Johnny Rocha, com direção de Anderson Marques, – escolhida pelo público como melhor espetáculo no Festival Nacional de Teatro de Passos, em Minas Gerais, em 2019. O espetáculo rodou o estado também porque ganhou o edital CCR.

Em 2020, em plena pandemia, Fábio Mateus idealizou e criou com os sócios a EncontrArte Audiovisual, que oferece aulas gratuitas de cinema no Patronato São Vicente, em Nova Iguaçu. Seu trabalho para democratizar o acesso à cultural em geral, e ao mercado cinematográfico, permitiu o ingresso de jovens e adultos nesse ramo da economia criativa, quase inacessível ao morador da periferia, seja da Baixada ou do Rio.

Muitos de seus 200 ex-alunos trabalham em agências, empresas de streaming, produtoras de cinema ou como artistas de audiovisual autônomos. Fábio também era diretor do Sindicato dos Artistas e Técnicos (Sated/RJ) e representava a instituição no Conselho Nacional de Comunicação Social do Congresso Nacional.

Familiares de Fábio Mateus celebraram o Dia do Artista da Baixada Fluminense

“Fico muito feliz. Fábio deixou um legado, uma história, que merece ser lembrada. Ele lutava para que a produção cultural da Baixada e da periferia, em geral, fosse conhecida em todo o estado. E também que as pessoas tivessem acesso gratuitamente à cultura e aos cursos de qualificação na área”, afirmou sua viúva, a jornalista Bernadete Travassos.

Companheiro de Fábio no grupo Andarilhos e diretor do espetáculo ‘Precisa-se de Velhos Palhaços’, o ator Anderson Marques vibrou com a criação do Dia do Artista da Baixada.

“ Eu agradeço o empenho de todos os deputados estaduais para a aprovação do PL, porque ele valoriza o artista da Baixada. A Baixada Fluminense é celeiro de atores, bailarinos, músicos, diretores. Precisamos dar pertencimento aos artistas da região”, salientou.

Anderson Marques, presidente do recém-criado Instituto Fábio Mateus, ressaltou que é importante dar pertencimento ao artista do território, que não tem tantos espaços culturais para exercer o seu trabalho.

“Esse projeto de lei faz com que o artista entenda a importância dele dentro da região e do cenário cultural da Baixada Fluminense. Além disso, o projeto celebra o legado de Fábio Mateus, pessoa muito importante para a região”, concluiu.





Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE