Uma nova maré na Praia das Pedrinhas

Na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, a sensação dos moradores é de recomeço, especialmente para aqueles que desfrutaram do local e acompanharam o crescimento da região. A revitalização da orla e a implantação do sistema de esgotamento são bons


Na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, a sensação dos moradores é de recomeço, especialmente para aqueles que desfrutaram do local e acompanharam o crescimento da região. A revitalização da orla e a implantação do sistema de esgotamento são bons motivos para comemorar: as obras prometem transformar a paisagem e promover saúde e o bem-estar da comunidade.

No caso da nova rede coletora, a iniciativa da Águas do Rio, tem prazo de entrega ainda para esse ano, vai impedir que 7,8 milhões de litros de esgoto por mês continuem sendo despejados na Baía de Guanabara — o volume, equivalente a três piscinas olímpicas, será direcionado à Estação de Tratamento São Gonçalo, localizada no bairro Boa Vista. A ação devolverá dignidade à população, impulsionará o comércio local e abrirá caminho para que a praia volte a ser cenário de lazer, pesca e memórias afetivas.

Para Diogo Freitas, diretor-executivo da concessionária, a intervenção é fundamental para toda a cidade e, especialmente, para a recuperação da Baía de Guanabara, um dos maiores projetos ambientais em andamento no país.

“Iniciamos com a implantação da rede coletora de esgoto em 2024 e, agora, vamos concluir os trabalhos, instalando a rede para captar o esgoto de mais de 200 famílias e estabelecimentos comerciais. Entre uma etapa e outra, também aproveitamos para ampliar e reforçar o sistema de abastecimento de água tratada”, explicou Freitas.

Segundo o executivo, já foi implantada mais de um quilômetro de rede coletora na orla e em ruas do bairro. Após a conclusão dos serviços, outros benefícios serão percebidos, como a valorização imobiliária, o estímulo ao turismo e o impacto positivo na atividade pesqueira da comunidade.

O prefeito Capitão Nelson destacou a importância da parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e a Águas do Rio em diversas obras de infraestrutura e saneamento básico na cidade da Região Metropolitana.

“Não adianta realizarmos obras de drenagem e pavimentação em bairros inteiros se a concessionária não entrar também, instalando redes de água e de coleta de esgoto. A integração é fundamental e também acontece na Praia das Pedrinhas, onde estamos realizando uma moderna obra de revitalização que vai transformar nosso principal cartão-postal e beneficiar milhares de pessoas”, afirmou o prefeito.

Moradora e comerciante da região da Praia das Pedrinhas, Cristiane Oliveira nutre a esperança de voltar a curtir um mergulho em sua plenitude.

“Tem progresso vindo. Não tem mais como ficar como estava. Hoje eu não tomo banho na praia, mas já tomei. A praia era o quintal da minha casa. Com o trabalho sério que está sendo desenvolvido, é um sonho ver o bairro ser bem-visto novamente. Tenho um olhar especial para a praia porque a minha história é aqui, desde que nasci.”

Mais qualidade de vida para todos

Presidente da associação de moradores do bairro, Sandro Cunha relembra seu passado no local e o que espera ver após as obras.

“Tive uma infância muito feliz aqui. Meu sonho é ver a minha neta brincando na praia como um dia eu já brinquei. Tenho a expectativa de que, com a nova rede de esgotamento sanitário, possamos ter mais saúde, qualidade de vida, além de uma praia melhor, sem poluição e com o pescado de volta. Que as pessoas possam desfrutar novamente do local.”

Além da rede de esgotamento da Praia das Pedrinhas, a Águas do Rio vem realizando outros investimentos que contribuem diretamente para o meio ambiente em São Gonçalo. No início do ano, a empresa entregou a rede coletora do Mutondo, que direciona 7 milhões de litros de esgoto por dia para tratamento.



Conteúdo Original

2025-07-30 14:10:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE