Em um movimento estratégico para fortalecer a segurança pública no estado, o governador Cláudio Castro anunciou nesta segunda-feira (1º) a construção do novo Centro de Instrução e Formação da Polícia Penal do Rio de Janeiro. Castro destacou o papel decisivo do deputado federal General Eduardo Pazuello, autor da emenda parlamentar que viabilizou o orçamento da obra:
“Valorizar nossa Polícia Penal é essencial para avançarmos na segurança pública. A emenda do deputado Pazuello será um divisor de águas. Investir em formação é investir em proteção para todos os cidadãos”, afirmou Castro.
A estrutura será erguida no coração do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu — o maior do país — e promete ser um marco na capacitação dos agentes penais fluminenses.
Deputado General Pazuello anuncia mais recursos para Saúde e Segurança Pública de São João de Meriti
Infraestrutura de ponta para formar os melhores
Com previsão de inauguração para o final de 2026, o centro contará com:
– Prédio administrativo moderno
– Laboratório de estudos e sala de informática
– Quatro salas de aula e refeitório para 150 pessoas
– Estande de tiro, casa de resgate e pista de corrida
– Piscina semiolímpica, campo de futebol e quadra poliesportiva
A iniciativa é fruto de um projeto da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), que já iniciou os estudos topográficos e de sondagem para viabilizar a obra.
Formação e reciclagem: um novo padrão
General Pazuello, que esteve ao lado do governador no Palácio Guanabara, ressaltou a importância de integrar formação e reciclagem dos agentes:
“Criamos juntos um projeto para oferecer um centro completo, dentro do sistema prisional, onde os novos concursados serão treinados e os profissionais em atividade poderão se aperfeiçoar. Segurança pública começa com instituições fortes.”
Com essa iniciativa, o Rio de Janeiro dá um passo firme rumo à excelência na formação policial, elevando o padrão da Polícia Penal e reafirmando o compromisso do governo com a segurança da população.
A secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, reforçou o impacto da iniciativa:
“Esse centro será o mais bem estruturado do Brasil em termos de polícia penal. A categoria agradece.”
2025-09-02 11:00:00