A famosa expressão “tira casaco/bota casaco” volta a fazer parte do vocabulário dos cariocas a partir desta sexta-feira (20), pelo menos no que diz respeito ao uso do guarda-chuva. Isso porque o combo — chuva de verão e recente passagem de uma frente fria pelo litoral —trará ao estado do Rio áreas de instabilidade ativas, com chuvas frequentes pelo menos até o próximo domingo (22).
Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), o risco de pancadas de chuva é ainda mais iminente no período da tarde, devido ao transporte de umidade do oceano em direção ao continente.
Na cidade do Rio, segundo informações do Climatempo, no sábado (21), a mínima será de 22ºC e a máxima 32ºC, com 81% de chance de chuva e volumes que podem chegar aos 15.2mm. Já no domingo (22), a mínima indicada deve ficar na casa dos 23ºC e a máxima na casa dos 29ºC, com previsão de 21.0mm de volume chuva.
Alerta amarelo para cidades do Noroeste Fluminense
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo — perigo potencial de chuva — para Itaperuna e cidades da região do Noroeste Fluminense. O aviso, que é válido até às 00h deste sábado (21), destaca a necessidade de maior atenção por parte da população.
A previsão ainda alerta para chuvas de até 30 km/h e ventos de até 60 km/h, com risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Cidades da região atingidas pelo alerta amarelo:
- Laje do Muriaé
- Natividade
- Varre-Sai
- Itaocara
- Miracema
- Porciúncula
- São José de Ubá
- Bom Jesus do Itabapoana
- Italva
- Itaperuna
- Aperibé
- Cambuci
- Santo Antônio de Pádua
Chuvas intensas na Região Serrana
Em cidades da Região Serrana do Rio, como Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, o alerta para o risco de chuvas intensas também ganha destaque neste final de semana. Dois alertas foram emitidos pelo Inmet para sábado e domingo: um amarelo — indicando situação meteorológica com potencial de se tornar perigosa — e um laranja — que indica perigo e alto volume de chuva possibilidade de chuva — com acumulados entre 30 e 60 milímetros por hora, além de rajadas de vento que podem variar de 60 a 100 km/h.
O que fazer em casos de emergência
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) reforça algumas dicas e informações para emergências relacionadas às tempestades, como monitorar alertas da Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193) través das redes sociais: @defesacivil_rio e @defesacivil_rj, e, em casos de rajadas de vento, a orientação é que os cidadãos não se abriguem embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.



