O xadrez do Rio na Câmara: medalha de Luciano Vieira conecta o grandes nomes da política carioca

A entrega da Medalha do Mérito Pedro Ernesto ao Deputado Federal Luciano Vieira (Republicanos), proposta pela Vereadora Helena Vieira, foi muito mais do que uma solenidade de praxe. O plenário da Câmara do Rio se transformou, na última segunda (1º),


A entrega da Medalha do Mérito Pedro Ernesto ao Deputado Federal Luciano Vieira (Republicanos), proposta pela Vereadora Helena Vieira, foi muito mais do que uma solenidade de praxe. O plenário da Câmara do Rio se transformou, na última segunda (1º), em uma poderosa demonstração de articulação, reunindo lideranças de diferentes correntes políticas e cimentando o nome de Luciano Vieira como um unificador de peso na capital.

“Eu não lembro de ter visto uma medalha com tanta gente nas galerias, com tanta gente importante”, afirmou o Secretário Municipal de Esportes, Guilherme Schleder, resumindo o sentimento de quem acompanhou o evento. O vice-prefeito Eduardo Cavalieri reforçou a ideia, apontando que a família Vieira “respira política” e tem o “desejo de transformação” no DNA.

Da Pavuna a Brasília, um político que “nunca esqueceu” suas raízes

Os discursos ecoaram a trajetória do homenageado e sua capacidade de levar as demandas da população para os mais altos escalões. O ex-deputado Tio Carlos relembrou a entrada de Luciano na vida pública, quando ele o questionou sobre o motivo de querer ser vereador. “Ele me disse: ‘Tio Carlos, dinheiro eu já tenho, eu quero é poder ajudar as pessoas que hoje estão numa região onde absolutamente não se tem nada’”.

Essa mesma garra pelo trabalho foi destacada pelo pai de Luciano, Jair Tomé Mendes, que descreveu a jornada do filho com emoção, e também pelo Secretário de Coordenação Governamental, Edson Menezes. “Você nunca entrou no gabinete do vice-prefeito para pedir algo que fosse em benefício da sua vida”, pontuou Menezes. “Todas as vezes que eu estive presente junto com o vice-prefeito Eduardo Cavalieri, o nosso prefeito Eduardo Paes, [você dizia]: ‘eu preciso do bairro Maravilha, eu preciso mudar a vida daquelas pessoas’”.

A veia política e obstinação de Luciano foram atestadas por figuras de peso. Cavalieri fez questão de destacar que o deputado “tem a pressa das pessoas que elegeram ele”, e que o trabalho de unir os diferentes é o que faz dele um grande político. O Deputado Estadual Luiz Martins afirmou nunca ter visto “alguém obstinado igual a seu irmão”. O prefeito de São João de Meriti, Léo Vieira, também irmão do homenageado, complementou: “O Luciano, hoje, é um dos 50 deputados mais influentes de Brasília”.

O ponto alto da noite foi a entrega da medalha, precedida por discursos que uniram o político e o homem de família. “O mais importante não é receber honrarias, mas sim merecê-las”, citou o Secretário de Estado da Polícia Civil, Felipe Curi, parafraseando Aristóteles.

No discurso de encerramento, Luciano Vieira reafirmou seu compromisso com a população. “Eu estou na política para cuidar do nosso povo, esse é o nosso dever e essa é a nossa obrigação”, concluiu, mostrando o foco em sua atuação. O toque final veio das filhas Beatriz e Lulu, que surpreenderam o pai com uma declaração: “Você é o nosso maior exemplo, eu te amo muito”, disseram as pequenas, mostrando o lado mais pessoal e a essência por trás de um político em plena ascensão.



Conteúdo Original

2025-09-02 19:13:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE