Nova secretária de Transportes assume com desafio de agilizar projetos para o grupo de Castro ter sucesso nas eleições – Agência de Notícias

Priscila Sakalem vai mergulhar nos planos de redução das tarifas do Metrô e Trens, nova bilhetagem dos ônibus e saída da Supervia do setor. Foto: Reprodução Redes Sociais Com informações do Diário do Rio. Da cota pessoal do governador Cláudio



Priscila Sakalem vai mergulhar nos planos de redução das tarifas do Metrô e Trens, nova bilhetagem dos ônibus e saída da Supervia do setor. Foto: Reprodução Redes Sociais

Com informações do Diário do Rio. Da cota pessoal do governador Cláudio Castro (PL) e sem filiação partidária, a advogada Priscila Haidar Sakalem chega nesta sexta-feira da Europa e já assume a Secretaria Estadual de Transporte, epicentro da última crise política do Palácio Guanabara, com o principal desafio de agilizar a viabilização de projetos essenciais para que o grupo político do governador obtenha sucesso nas eleições do ano que vem.

Colocados em banho-maria desde o início do fogo amigo entre os aliados Washington Reis (MDB), agora ex-secretário de Transportes, e o presidente da Alerj e, às vezes, governador interino, Rodrigo Bacellar (União Brasil), os projetos de redução em 40% das tarifas do Metrô e Trens, nova bilhetagem dos ônibus e saída da Supervia do setor estão vagando na rede burocrática estadual.

Priscila é uma técnica muito capacitada e da minha inteira confiança. É uma profissional que sabe dialogar na busca de resultados efetivos para a continuidade dos projetos estruturantes, alinhada com a nossa gestão“, afirmou o governador, alfinetando Washington Reis, que anunciava as realizações de sua pasta para a imprensa sem um alinhamento com o gabinete de Castro.

Experiência no setor

Segundo nota divulgada pelo Palácio, nestes quase seis anos de administração pública estadual, a advogada já exerceu vários cargos importantes, como o de superintendente tributária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais e de assessora-chefe, tributária e legislativa da Secretaria Estadual de Fazenda. Priscila foi ainda presidente do Conselho Fiscal da Agência Estadual de Fomento (AgeRio).

Projetos com potencial eleitoral e que envolvem adversário político

Um dos projetos que Priscila vai tocar envolve o principal adversário político do governador, o prefeito Eduardo Paes (PSD). É o de um novo modelo de bilhetagem eletrônica que integre os transportes estaduais com o Jaé (do município do Rio) e a concessão das linhas de ônibus intermunicipais — duas demandas com forte apelo popular e eleitoral.

Na mesma linha está o projeto que praticamente foi o estopim da crise entre Castro e Washington Reis: o da redução das tarifas do Metrô e Trem em 40,5% e 38,15%, respectivamente, igualando-as ao valor das passagens de ônibus. No início de junho, o então secretário de Transportes anunciou a medida em primeira mão à imprensa, sem comunicar o governador. Ontem, na porta do Palácio Guanabara, após despacho com Castro, onde foi informado da manutenção de sua exoneração, Reis quis sair como “pai da criança”. “Se a diminuição das passagens não sair até o final deste mês, eu corto os meus dois braços”, garantiu, logo após confirmar sua candidatura “inegociável” a governador no ano que vem. Estudos técnicos ainda em andamento apontam que, para isso acontecer, o Estado terá um gasto de R$ 300 milhões só este ano.

Priscila ainda terá o desafio de acelerar as obras da estação Gávea do metrô, paralisadas em 2015 por suspeitas de superfaturamento e retomadas pelo Estado em abril deste ano, com promessa de inauguração em 2028. A nova secretária ainda terá sob sua responsabilidade os serviços das barcas, que ligam o Rio a Niterói e à Ilha de Paquetá. A empresa Barcas Rio assumiu a operação em fevereiro deste ano, já com redução de tarifas — exigência de contrato. O transporte aquático era operado pela CCR Barcas, que, após 13 anos, desistiu do serviço, alegando prejuízo bilionário.

Preparo acadêmico

Além de advogada, Priscila Sakalem, de 41 anos, é mestre em Tributação e Finanças pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e pós-graduada em Direito Tributário e Financeiro pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Também possui MBA em Gestão Tributária pela Escola de Negócios Trevisan. Antes da nomeação, era assessora especial para assuntos de mobilidade no gabinete do governador.

Extraquadro, a assessora está na administração estadual desde 2020 e, segundo informações do Palácio Guanabara, neste período já atuou no setor de transportes, como no acordo da retomada das obras da estação Gávea do metrô. No gabinete de Castro, liderou o grupo de trabalho responsável pela transição do sistema de trens metropolitanos da Supervia para um futuro operador e participou dos debates para um novo modelo de bilhetagem eletrônica no Estado, com objetivo de alcançar a integração tarifária dos serviços de transporte.



Conteúdo Original

2025-07-11 17:00:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE