O município do Rio entrou em Estágio 2 na noite deste sábado, em razão da forte chuva que atinge diferentes regiões da cidade. De acordo com o Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), com base em informações do Alerta Rio, o temporal provocou bolsões d’água e alagamentos em vários bairros. Os maiores volumes de chuva foram registrados nas estações de Anchieta, Campo Grande e Tijuca/Muda.
Recordista de parapente e turista viajante: quem são as vítimas do acidente de asa-delta na Praia de São Conrado
‘Simplesmente entrei em ação e tentei alcançá-lo’: turista americana conta como reagiu a assalto durante carnaval no Rio
De acordo com o Sistema Alerta Rio, até as 18h45, já haviam sido registrados 64,2 mm em Anchieta e 47 mm em Campo Grande. Na Tijuca/Muda, o volume chegou a 46,2 mm; no Alto da Boa Vista, a 43 mm; e na Saúde, a 39,2 mm.
A forte chuva também provocou alagamentos na Lapa e em ruas do entorno. No Aterro do Flamengo, na altura da Praça Paris, o trânsito chegou a ficar parado, com registro de carros retornando na contramão diante do acúmulo de água.
As pistas do Aterro do Flamengo foram temporariamente fechadas na noite deste sábado. O trânsito está sendo desviado para a Praia do Flamengo.
No momento, núcleos de chuva atuam nas zonas Norte, Centro/Tijuca, Ilha do Governador, Sul e na região da Barra/Jacarepaguá, provocando chuva forte na última hora em Anchieta, na Ilha e no Centro.
Para a próxima hora, a previsão é de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva forte acompanhadas de raios.
Sirenes
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) informou que a Defesa Civil Municipal acionou sete sirenes em três comunidades neste sábado: Borel, na Tijuca, Jamelão e Arrelia, no Andaraí, todas na Zona Norte do Rio. O toque de desocupação foi acionado após o pluviômetro registrar chuva acima de 55 milímetros em 1 hora. O volume de chuva caracteriza como atingimento protocolar em comunidades de alto risco geológico.
Pontos com alagamentos na cidade
O município do Rio entrou em Estágio 2 na noite deste sábado com a forte chuva que atinge diferentes regiões da cidade. De acordo com o Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), com base em informações do Alerta Rio, o temporal provocou bolsões d’água e alagamentos em vários bairros.
Bolsões d’água em andamento
Avenida Teófilo Otoni, altura da Rua Uruguaiana, Centro
Rua Conde de Bonfim, altura da Rua Uruguai, Tijuca
Rua Conde de Bonfim, altura da Rua Dona Delfina, Tijuca
Rua Haddock Lobo, altura da Rua do Bispo, Tijuca
Rua José Vicente, altura da Rua Barão de Mesquita, Grajaú
Estrada da Bica, altura da Avenida Almirante Alves Júnior, Cacuia
Rua Formosa do Zumbi, Zumbi
Estrada do Rio Jequiá, Pitangueiras
Estrada Intendente Magalhães, altura da Rua Henrique de Melo, Campinho
Rua Aroeiras, Parque Anchieta
Estrada Marechal Alencastro, altura da Avenida Nazaré, Deodoro
Alagamentos
Rua do Catete, altura da Rua Pedro Américo, Catete
Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, Pavuna
O COR-Rio orienta que motoristas evitem áreas alagadas e acompanhem as atualizações pelos canais oficiais.
Previsão para os próximos dias
Segundo o Alerta Rio, no domingo e na segunda-feira, o tempo seguirá instável devido ao transporte de umidade do oceano em direção ao continente. O céu estará predominantemente nublado e a previsão é de chuva fraca a moderada a qualquer momento. Os ventos estarão moderados.
Na terça e quarta-feira, o tempo continua instável em função de áreas de instabilidade. A nebulosidade estará variada e há previsão e chuva fraca a moderada nos períodos da tarde e noite. Os ventos estarão moderados.



