Com informações do g1. O Rio Innovation Week 2025, que começa nesta terça-feira (12) e vai até sexta (15) no Pier Mauá, no Centro do Rio, promete mostrar que inovação não é só tecnologia. Além de palestras e debates sobre inteligência artificial, biotecnologia e futuro do trabalho, a programação inclui uma extensa agenda cultural, com moda, música, dança, artes visuais e literatura.
Um dos destaques desse ano é o RIW Pop & Tech, que em sua quinta edição se consolida como o principal espaço do evento para a convergência entre arte, cultura e inovação tecnológica.
Com curadoria do diretor de arte André Weller, a programação reúne apresentações artísticas, instalações imersivas e debates que exploram como a tecnologia transforma a criação e o consumo cultural.
Por volta das 10h25, a fila para entrada no evento era grande e dava voltas no Pier Mauá.
Música, dança e moda
O Pop & Tech trará ao público atrações como a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, a Favela Orquestra IBME, a Camerata Jovem RJ e o grupo de dança Expressar.
A dança contemporânea estará representada pela Companhia Flavia Tapias, e a música brasileira por nomes como Ney Matogrosso e Arnaldo Antunes.
A programação também celebra os 20 anos da Festa Ploc, considerado o maior evento retrô da América Latina, e recebe a conferência Music Forward, que vai discutir casos de sucesso de empresas da música e as transformações no mercado fonográfico.
O festival de moda BRIFW (Brasil In Fashion Week) vai promover debates sobre inteligência artificial, biotecnologia e tendências digitais na moda e na beleza, com curadoria de Olivia Merquior.
Já a coreógrafa Deborah Colker também participa de painéis sobre criatividade e inovação nas artes cênicas.
Artes visuais e experiências imersivas
O segundo andar do Galpão Kobra será dedicado a mostras imersivas e projeções mapeadas. Entre os destaques está a exposição fotográfica do Instituto Terra, fundado por Sebastião Salgado, com foco em recuperação ambiental.
Outra atração é a mostra do Instituto Mar Aberto, dedicada à preservação do ambiente marinho. No 2° andar do Galpão Kobra, visitantes poderão conhecer de perto a biodiversidade marinha do Rio.
Lá, o Instituto Mar Urbano leva o público em uma experiência interativa e educativa que revela a riqueza e a importância dos ecossistemas costeiros cariocas. Os visitantes poderão explorar imagens e vídeos inéditos da fauna marinha do Rio, além conhecer como tecnologia, inovação e ciência se conectam para proteger o oceano.
O RIW Pop & Tech ainda terá uma instalação do surfista Pedro Scooby, com registros de ondas gigantes ao redor do mundo.
O publico que estiver no evento vai ser recebido logo na entrada por um túnel de obras com realidade aumentada do artista internacional Ferdi Alici (estúdio Ouchhh).
Outras atrações incluem a instalação “Dragon O2”, do estúdio LedPulse, e a exposição “Removed”, do fotógrafo Eric Pickersgill, que retrata o impacto da dependência de telas na vida cotidiana.
Literatura e criatividade humana
A programação literária do evento terá curadoria da escritora e jornalista Paula Taitelbaum e reunirá nomes como Carla Madeira, Socorro Acioli, Martha Medeiros e Marcelo Rubens Paiva.
Os autores vão discutir, entre outros temas, o papel da criatividade humana em tempos de inteligência artificial e a relevância atemporal da literatura.
Segundo André Weller, curador do Pop & Tech, o espaço é “um convite para o público explorar as múltiplas facetas da criatividade brasileira impulsionada pela tecnologia”.
O Rio Innovation Week 2025 espera receber cerca de 185 mil visitantes e movimentar mais de R$ 4 bilhões em negócios. A programação completa está disponível no site rioinnovationweek.com.br.
Rio Innovation Week 2025
- 📅 Data: De 12 a 15 de agosto
- 📍Local: Pier Mauá – Rio de Janeiro
- 💲Ingressos: a partir de R$ 600 pelo site
- ➡️ Mais informações: rioinnovationweek.com.br
2025-08-12 11:48:00