Megaoperação no Rio prende Doca, chefe do CV acusado de mais de 100 assassinatos

Doca, chefe do Comando Vermelho e investigado por mais de 100 homicídios, foi preso nesta terça (28) durante a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, que deixou 60 mortos e mais de 80 presos. Com informações do Diário



Doca, chefe do Comando Vermelho e investigado por mais de 100 homicídios, foi preso nesta terça (28) durante a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, que deixou 60 mortos e mais de 80 presos.

Com informações do Diário do Rio. A maior operação policial dos últimos 15 anos no Rio de Janeiro terminou com a prisão de Edgar Alves de Andrade, o Doca — também conhecido como Urso — e Thiago do Nascimento Mendes, o Belão do Quintungo. Ambos são apontados como líderes do Comando Vermelho (CV) e foram capturados nesta terça-feira (28) durante a Operação Contenção, que mobilizou mais de 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar nos complexos do Alemão e da Penha.

A ação resultou em mais de 80 presos e ao menos 60 mortes, incluindo quatro policiais. O objetivo era desarticular o núcleo de comando da facção e enfraquecer a sua atuação na Região Metropolitana do Rio.

Quem é Doca

Considerado o principal líder do CV no Complexo da Penha, Doca também comandava territórios na Zona Oeste como Gardênia Azul, César Maia e Juramento. Tinha 34 mandados de prisão em aberto e era investigado por mais de 100 homicídios, além de envolvimento no desaparecimento de moradores e na execução de crianças.

Em outubro de 2023, Doca foi acusado de ordenar o assassinato de três médicos na Zona Sudoeste da capital. O crime ganhou repercussão nacional após a revelação de que as vítimas foram mortas por engano, ao serem confundidas com o alvo real da quadrilha.

Já em fevereiro de 2025, ele foi apontado como mandante do ataque armado a uma delegacia em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com o objetivo de resgatar Rodolfo Manhães Viana, o Rato. O grupo invadiu a unidade com fuzis e granadas, feriu dois policiais e torturou um agente em busca de informações. Rato já havia sido transferido para a Cidade da Polícia.

Estrutura do CV mira na contenção policial

Com a prisão de Doca, as autoridades esperam impactar diretamente a cadeia de comando do Comando Vermelho e reduzir os ataques e disputas territoriais em andamento. O Ministério Público do Rio já havia denunciado Doca e outros 66 membros da facção por associação para o tráfico, sendo que três deles também respondem por tortura.



Conteúdo Original

2025-10-28 16:25:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE