Maracanã 75 anos: exposição na Alerj emociona público e prepara visitas teatralizadas

O coração do futebol brasileiro pulsa forte no centro do Rio de Janeiro. A exposição “75 Anos do Maracanã: Um senhor estádio a todo vapor”, instalada no histórico Palácio Tiradentes, tem atraído multidões e emocionado visitantes com um acervo raro


O coração do futebol brasileiro pulsa forte no centro do Rio de Janeiro. A exposição “75 Anos do Maracanã: Um senhor estádio a todo vapor”, instalada no histórico Palácio Tiradentes, tem atraído multidões e emocionado visitantes com um acervo raro que celebra não apenas os grandes jogos, mas também os momentos culturais e históricos vividos no maior templo esportivo do país.

Com mais de 430 peças originais, a mostra reúne relíquias como a cadeira perpétua da inauguração do estádio em 1950, a bola da despedida de Pelé da Seleção Brasileira em 1971, a camisa usada por Garrincha em seu último jogo no Maracanã, além de itens ligados a ídolos como Zico, Romário, Roberto Dinamite, Neymar e até Maradona. Mas o impacto da exposição vai além do futebol: há também registros de eventos marcantes como os shows de Frank Sinatra e Roberto Carlos, e as visitas do Papa João Paulo II.

Câmara do Rio segue os passos da Alerj e aprova mudanças inspiradas na gestão de Rodrigo Bacellar

Teatro e memória no feriado

No próximo 12 de outubro, feriado nacional, a programação ganha um reforço especial: visitas teatralizadas de hora em hora, que prometem transportar o público por diferentes épocas da história do Maracanã. A iniciativa, segundo a diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, busca “conectar o visitante não só com o esporte, mas com a memória afetiva e cultural que o estádio representa”.

As encenações vão acontecer ao longo do dia, e são gratuitas, como toda a exposição, que segue aberta até 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Palácio Tiradentes celebra 99 anos com visita teatralizada e reforça papel cultural da Alerj sob liderança de Rodrigo Bacellar

Serviço

– Local: Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março – Praça XV – Centro do Rio
– Data: Até 20 de outubro
– Horário: Segunda a sexta, das 10h às 17h
– Entrada: Gratuita
– Visitas teatralizadas: 12 de outubro, de hora em hora

A exposição tem se revelado um verdadeiro gol de placa na agenda cultural carioca — e no dia 12, promete marcar mais um golaço na memória dos brasileiros.

Alerj dá largada em novo concurso público com 109 vagas



Conteúdo Original

2025-09-05 14:49:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE