Maioria desaprova Lula e evangélicos e Sudeste lideram rejeição, mostra pesquisa

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta um novo revés. Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (17), a maioria (51%) dos brasileiros desaprovam o governo, enquanto apenas 46% o aprovam. A estagnação nos índices revela


A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta um novo revés. Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (17), a maioria (51%) dos brasileiros desaprovam o governo, enquanto apenas 46% o aprovam. A estagnação nos índices revela que a recuperação iniciada em julho, impulsionada pela reação ao tarifaço de Donald Trump, perdeu força.

Tarifaço já não sustenta popularidade

Felipe Nunes, diretor da Quaest, foi enfático: “A recuperação da popularidade do governo Lula, iniciada em julho após o tarifaço de Trump, foi interrompida em setembro”. Com isso, não adianta mais o presidente tentar surfar nessa onda para recuperar sua imagem. Provocar Trump não resolve e é preciso buscar o diálogo, como defende o setor produtivo.

O tarifaço chegou a gerar um breve impulso na aprovação do governo, especialmente entre eleitores fora da base tradicional do PT. No entanto, o efeito foi neutralizado por temas domésticos, como a percepção negativa sobre a economia, segurança e outros temas.

Lula volta a provocar Trump e aumenta risco de novas tarifas a produtos brasileiros

Evangélicos e Sudeste lideram rejeição

A pesquisa Genial/Quaest revela que os evangélicos e os moradores do Sudeste estão entre os segmentos que mais desaprovam o governo Lula. Entre os evangélicos, 61% rejeitam a gestão, enquanto apenas 35% a aprovam, mantendo uma diferença de 26 pontos percentuais. Já no Sudeste, região mais populosa do país, a desaprovação permanece alta em 55%, com a aprovação recuando de 42% para 41%.

Cenário político desafiador

O levantamento da Quaest foi realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, logo após a condenação de Jair Bolsonaro. Mesmo com esse episódio, que poderia favorecer o governo, os números permaneceram estáveis, indicando que o eleitorado não está disposto a reavaliar positivamente a gestão petista apenas com base em embates políticos.

Maioria dos brasileiros diz que Lula falhou no tarifaço — e não merece reeleição, mostra pesquisa Ipsos-Ipec

Confirmação por outro instituto

A pesquisa da Futura Inteligência, divulgada na véspera, reforça o cenário de desgaste. A avaliação negativa do governo subiu de 45,9% em agosto para 47,9% em setembro, fora da margem de erro. Já a desaprovação da forma de governar atingiu 52,8%, contra apenas 42,4% de aprovação. Para José Luiz Soares Orrico, diretor técnico e fundador da Futura, “a Presidência da República continua mal avaliada pela população”.

O recado da população

O recado das ruas é claro: a maioria dos brasileiros desaprova o governo Lula, e os efeitos de medidas externas como o tarifaço já não são suficientes para reverter essa tendência. Com a aproximação de 2026, o presidente terá de buscar novas estratégias — e, como alertam os especialistas, talvez seja hora de trocar o confronto pela diplomacia.



Conteúdo Original

2025-09-17 10:29:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE