Às vésperas do desfile na Sapucaí que vai homenageá-lo, o presidente Lula (PT) desembarcou no Rio neste domingo (15) — só que para outro compromisso. Nesta manhã, ele participou, junto do prefeito Eduardo Paes (PSD), da inauguração do novo Centro de Emergência 24h do Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na Zona Sudoeste.
Na cerimônia, Paes justificou o compromisso oficial em pleno calendário de carnaval citando sua saída da prefeitura em março. O prefeito vai renunciar para focar na candidatura a governador do Rio.
“É uma data em que não costumamos fazer eventos oficiais, mas são tantas as entregas que temos com o presidente aqui no Rio que falei: ‘presidente, não sei se o senhor já sabe, mas estão dizendo que eu vou renunciar em março e não dá tempo de celebrarmos todas as entregas aqui’. São obras fundamentais para o Rio”, disse o prefeito.
Lula criticou uso político de hospitais públicos no Rio
O presidente, por sua vez, elogiou o resultado das obras na unidade de saúde, que estava em reforma desde 2024. O investimento total no projeto foi de R$ 114,4 milhões, viabilizado através de parceria entre a prefeitura e o Governo Federal. Há pouco mais de um ano, a administração do hospital foi municipalizada.
Lula criticou o uso da unidade e de outros hospitais federais em acordo político durante gestões anteriores.
“Os hospitais federais do Rio de Janeiro sempre foram utilizados como peça de troca em campanha eleitoral. Colocavam um deputado para tomar conta de uma coisa, outro deputado para tomar conta de outra. Aqui, no caso, até para tomar conta do estacionamento, você tinha gente que cobrava da sociedade. Isso se chama exploração”, disse o presidente.
O novo Centro de Emergência conta com oito consultórios — cinco destinados ao atendimento adulto e três voltados à emergência pediátrica —, além de seis salas de classificação de risco.
Presidente acompanha desfile em sua homenagem na Sapucaí neste domingo (15)
Lula vai estender a estadia para um outro compromisso em terras cariocas neste domingo (15). À noite, a Acadêmicos de Niterói desfila, pelo grupo especial, um enredo inspirado na história de vida do presidente. O presidente deve assistir ao polêmico desfile no camarote da Prefeitura do Rio, junto de convidados. Alguns dos amigos e familiares de Lula, incluindo a primeira-dama Janja, devem desfilar em alas da agremiação.
Com informações da fonte
https://temporealrj.com/lula-emergencia-jacarepagua-paes/



