Com informações do Portal Léo Dias. Ludmilla passou a responder formalmente a uma ação criminal movida pelo deputado estadual Thiago Gagliasso (PL-RJ). A Justiça do Rio de Janeiro aceitou, nesta terça-feira (26/8), a queixa-crime apresentada pelo parlamentar, que acusa a cantora de calúnia, injúria e difamação. A decisão foi proferida pela 21ª Vara Criminal da Comarca da Capital.
O processo tem origem em um episódio ocorrido em novembro de 2023, quando a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) analisava a entrega da Medalha Tiradentes à artista. Gagliasso votou contra a homenagem, alegando discordância em relação ao conteúdo de algumas músicas de Ludmilla. Ele disse não ter motivação pessoal e citou o episódio em que a cantora esqueceu a letra do hino nacional durante uma apresentação pública.
No dia seguinte à votação, Ludmilla publicou um vídeo no Instagram agradecendo aos parlamentares que apoiaram a homenagem e respondendo a críticas recebidas. Em determinado momento, ela citou o deputado, afirmando que “porque ele foi capaz de fazer um vídeo falando que ele vetou a minha medalha, porque ele não era racista, era por causa da música Verdinha”. Em seguida, chamou Gagliasso de “racista”, “racista barra pesada” e “racista de merda”.
Os advogados do parlamentar alegam que as declarações causaram danos à imagem do político e pedem que a cantora seja responsabilizada criminalmente, além do pagamento de indenização. “Em razão disso, não resta alternativa a não ser o ajuizamento dessa queixa-crime para buscar a responsabilização criminal de Ludmilla Oliveira da Silva por ter caluniado, difamado e injuriado o querelante no dia 23 de novembro de 2023, por intermédio da rede social Instagram, para mais de 30.000.000 (trinta milhões) de seguidores, gerando graves danos à pessoa pública que é o deputado Thiago Gagliasso, ora querelante”, diz trecho do processo.
Com a decisão, Ludmilla tem dez dias para apresentar defesa por escrito. Procurada pelo portal LeoDias, a assessoria da artista informou que “Ludmilla tomou conhecimento do processo hoje e vai se manifestar nos autos em momento oportuno”.
2025-08-27 08:55:00