Com informações do Metrópoles. Quando a moda consegue ir além de finalidades estéticas, servindo também de inspiração para criações que atendem às necessidades funcionais, o melhor de dois mundos se encontra. É o caso de itens recentes que podem ser utilizados como acessórios e atuam como dispositivos de proteção à mulher em situações que possam ocasionar algum risco pessoal.
Vem saber mais:
Pulseira que detecta drogas
Uma das novidades, uma pulseira desenvolvida por pesquisadores espanhóis e portugueses, detecta em segundos a presença de drogas em bebidas, com apenas uma gota de saliva ou do drinque. A ideia é evitar o golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela”. Já comercializada na Espanha, a pulseira Celentis pode ser reutilizada por até cinco dias, ou até apontar um resultado positivo.
“Nosso objetivo é oferecer uma ferramenta simples, acessível e eficaz para prevenir crimes de abuso sexual, especialmente em contextos onde as pessoas são mais vulneráveis, como casas noturnas, bares ou festivais”, comentou o professor Carlos Lodeiro Espiño, à frente do projeto, ao site da Nova School of Science & Technology.
“Granada pacífica” contra o assédio
Outro exemplo é um item da marca FlamAid com formato semelhante a uma granada, que pode ser usado como chaveiro ou pingente. Em situações de risco, basta acionar a peça – conectada por Bluetooth a um aplicativo de celular – para disparar, em um segundo, um alarme de 110 decibéis que toca por vários minutos sem parar, e enviar a localização em tempo real para contatos de emergência.
A startup foi fundada pela jovem portuguesa Julieta Rueff e utiliza localização via GPS para informar aos contatos sobre onde está a vítima. O acessório, inclusive, é apelidado de “granada pacífica”, devido ao formato que lembra o artefato explosivo. No caso de um disparo acidental, é possível desativar o alarme pelo aplicativo em até 30 segundos. “Houve noites em que achei que não ia chegar em casa. Quero que todos cheguem a salvo”, disse a fundadora em uma entrevista.
Mais exemplos de “acessórios”
Recentemente, um item peculiar também viralizou como uma ferramenta em prol da mulher: o spray de glitter, usado por mulheres antes de encontros com homens heterossexuais. O intuito é alertar uma possível infidelidade do “ficante” caso ele já seja comprometido. Isso ocorreria porque, ao encontrar o respectivo par, os resquícios do brilho continuariam evidentes no corpo do parceiro infiel.
Abaixo, veja o vídeo viral que trouxe a técnica à tona há alguns meses no TikTok:
2025-08-26 12:00:00