Granada anti-assédio e mais: conheça acessórios de proteção à mulher – Agência de Notícias

FlamAid/Divulgação Com informações do Metrópoles. Quando a moda consegue ir além de finalidades estéticas, servindo também de inspiração para criações que atendem às necessidades funcionais, o melhor de dois mundos se encontra. É o caso de itens recentes que podem



FlamAid/Divulgação

Com informações do Metrópoles. Quando a moda consegue ir além de finalidades estéticas, servindo também de inspiração para criações que atendem às necessidades funcionais, o melhor de dois mundos se encontra. É o caso de itens recentes que podem ser utilizados como acessórios e atuam como dispositivos de proteção à mulher em situações que possam ocasionar algum risco pessoal.

Vem saber mais:

Assim como os populares Labubus, as “granadas pacíficas” podem ser usadas como acessórios de bolsa, mas são itens de segurança.

Pulseira que detecta drogas

Uma das novidades, uma pulseira desenvolvida por pesquisadores espanhóis e portugueses, detecta em segundos a presença de drogas em bebidas, com apenas uma gota de saliva ou do drinque. A ideia é evitar o golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela”. Já comercializada na Espanha, a pulseira Celentis pode ser reutilizada por até cinco dias, ou até apontar um resultado positivo.

“Nosso objetivo é oferecer uma ferramenta simples, acessível e eficaz para prevenir crimes de abuso sexual, especialmente em contextos onde as pessoas são mais vulneráveis, como casas noturnas, bares ou festivais”, comentou o professor Carlos Lodeiro Espiño, à frente do projeto, ao site da Nova School of Science & Technology.

Celentis, pulseira que evita o golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela”.

“Granada pacífica” contra o assédio

Outro exemplo é um item da marca FlamAid com formato semelhante a uma granada, que pode ser usado como chaveiro ou pingente. Em situações de risco, basta acionar a peça – conectada por Bluetooth a um aplicativo de celular – para disparar, em um segundo, um alarme de 110 decibéis que toca por vários minutos sem parar, e enviar a localização em tempo real para contatos de emergência.

startup foi fundada pela jovem portuguesa Julieta Rueff e utiliza localização via GPS para informar aos contatos sobre onde está a vítima. O acessório, inclusive, é apelidado de “granada pacífica”, devido ao formato que lembra o artefato explosivo. No caso de um disparo acidental, é possível desativar o alarme pelo aplicativo em até 30 segundos. “Houve noites em que achei que não ia chegar em casa. Quero que todos cheguem a salvo”, disse a fundadora em uma entrevista.

“Granada pacífica” da marca FlamAid, uma ferramenta contra o assédio.
Disparos acidentais do alarme podem ser desativados pelo aplicativo de celular em até 30 segundos.

Mais exemplos de “acessórios”

Recentemente, um item peculiar também viralizou como uma ferramenta em prol da mulher: o spray de glitter, usado por mulheres antes de encontros com homens heterossexuais. O intuito é alertar uma possível infidelidade do “ficante” caso ele já seja comprometido. Isso ocorreria porque, ao encontrar o respectivo par, os resquícios do brilho continuariam evidentes no corpo do parceiro infiel.

Abaixo, veja o vídeo viral que trouxe a técnica à tona há alguns meses no TikTok:





Conteúdo Original

2025-08-26 12:00:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE