Governo do RJ acelera regulação na saúde com IA e faz a fila do SUS andar

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está transformando a gestão da saúde pública com tecnologia de ponta. Em mais um passo para agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera por procedimentos, a Secretaria de Estado de


O Governo do Estado do Rio de Janeiro está transformando a gestão da saúde pública com tecnologia de ponta. Em mais um passo para agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera por procedimentos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) apresentou oficialmente a Serena, assistente virtual do Sistema Estadual de Regulação (SER), durante o FisWeek — evento dedicado à inovação tecnológica na área da saúde.

Menos faltas, mais eficiência

Desenvolvida com inteligência artificial, Serena já está mostrando resultados concretos: a taxa de absenteísmo em consultas e exames caiu de 43% para 36%, uma redução de 16% que representa milhares de pacientes atendidos com mais agilidade. A ferramenta atua na organização prévia dos agendamentos, resume o quadro clínico e exames dos pacientes, e orienta sobre o uso do painel público do SER no site da secretaria. Todos os dias, cerca de 3 mil pacientes são encaminhados para unidades hospitalares em todo o estado.

Tecnologia a serviço da população

“Desde a criação do Centro de Inteligência em Saúde (CIS), em 2023, temos trabalhado para melhorar os processos internos que impactam diretamente os pacientes. A Serena chegou para otimizar o acesso à saúde com qualidade no estado do Rio de Janeiro”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, durante painel no FisWeek. Ela esteve acompanhada da superintendente do Complexo Estadual de Regulação, Kitty Crawford, e do subsecretário de assistência à Saúde, Caio Souza.

Lembrete inteligente e triagem mais ágil

Segundo Kitty Crawford, Serena envia e-mails às unidades de saúde com uma semana de antecedência, lembrando os pacientes sobre seus agendamentos. “Isso permite que eles se organizem melhor e evita faltas. Além disso, a IA resume os prontuários e ajuda na classificação de risco, otimizando o trabalho dos reguladores”, explicou a superintendente, que também revelou que novas funcionalidades estão em fase de testes para tornar o sistema ainda mais eficiente.

Com Serena, o Governo do Estado reforça seu compromisso com uma saúde pública mais ágil, inteligente e centrada nas pessoas. A fila está andando — e com tecnologia de ponta.



Conteúdo Original

2025-11-10 14:58:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE