Governo do Rio mantém alerta e monitoramento das chuvas em todo o estado – Agência de Notícias

Governo do Estado segue monitorando chuvas 24h em todo o Rio. Foto: Divulgação O Governo do Estado do Rio de Janeiro mantém uma força-tarefa ativa nesta terça-feira (16) para acompanhar os impactos das chuvas intensas registradas em várias regiões do



Governo do Estado segue monitorando chuvas 24h em todo o Rio. Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Rio de Janeiro mantém uma força-tarefa ativa nesta terça-feira (16) para acompanhar os impactos das chuvas intensas registradas em várias regiões do território fluminense. Por meio do Comitê Permanente de Chuvas, equipes da Defesa Civil Estadual, do CEMADEN-RJ, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e de outros órgãos atuam de forma integrada para prestar apoio técnico e operacional aos municípios atingidos, com atenção especial às regiões da Costa Verde, Sul Fluminense e Baixada.

Duque de Caxias concentrou o maior volume de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 213,6 milímetros no bairro Pantanal. O município registra inundações e alagamentos, mas não há vítimas. Também superaram a marca de 100 milímetros as cidades de Itaguaí, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Rio Claro, Angra dos Reis e Mangaratiba.

“Seguimos de prontidão, acompanhando as condições meteorológicas e os riscos hidrológicos para atender a população fluminense e agilizar as respostas aos municípios. Estamos atuando de forma integrada, em alerta máximo, com objetivo de agir rapidamente em situações emergenciais”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Ao todo, 265 sirenes de alerta foram acionadas em diversas localidades, incluindo Rio de Janeiro (155), Teresópolis (24), Petrópolis (22), Duque de Caxias (17), Barra do Piraí (15), São João de Meriti (12), Magé (10) e Barra Mansa (10). Outros acionamentos foram registrados de forma pontual em áreas críticas de Angra dos Reis, Mangaratiba e Caxias.

A previsão do tempo indica céu encoberto e pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada, podendo atingir níveis fortes em pontos isolados. A temperatura máxima prevista é de 27°C na capital e na Baixada Litorânea, com ventos de sudoeste e rajadas moderadas ao longo do litoral.

As secretarias de Cidades e de Defesa Civil mantêm maquinário e equipes de engenharia, impacto social e fiscalização mobilizadas para auxiliar os municípios sempre que acionadas. O Corpo de Bombeiros também está em alerta, com recursos de resgate, viaturas especializadas, embarcações, drones e helicópteros. Até o momento, foram registradas 14 ocorrências, principalmente envolvendo quedas de árvores e alagamentos, sem vítimas graves.

O monitoramento das condições meteorológicas segue sendo realizado em tempo real pelo CEMADEN-RJ, que mantém vigilância permanente dos níveis pluviométricos e envia alertas às prefeituras. Em caso de emergência, a população deve acionar os números 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).



Conteúdo Original

2026-01-20 09:30:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE