Governo do Estado envia máquinas a Caxias e Itaguaí e segue monitorando chuvas em tempo real

Governo do Estado envia maquinário a municípios afetados pelas chuvas e segue monitorando todas as regiões. Foto: Divulgação/GovRJ O Governo do Rio intensificou nesta terça-feira (20) as ações emergenciais em resposta às fortes chuvas que atingem o estado, com o



Governo do Estado envia maquinário a municípios afetados pelas chuvas e segue monitorando todas as regiões. Foto: Divulgação/GovRJ

O Governo do Rio intensificou nesta terça-feira (20) as ações emergenciais em resposta às fortes chuvas que atingem o estado, com o envio de maquinário pesado a municípios como Duque de Caxias e Itaguaí. A mobilização faz parte da atuação do Comitê Permanente de Chuvas, que reúne diversas secretarias estaduais em uma força-tarefa de prevenção e resposta.

De acordo com o governador Cláudio Castro, a prioridade é garantir agilidade nas ações de apoio aos municípios atingidos. “Enviamos maquinários para os municípios afetados pelas chuvas e seguimos monitorando a situação em todo o Estado do Rio. As equipes estão preparadas para atuar de forma ágil e evitar danos maiores”, afirmou.

Em Duque de Caxias, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realiza limpeza nos canais de São Bento/São Elias e Farias, com monitoramento constante das cinco bombas do Pôlder do Outeiro, ativadas desde a noite de segunda-feira (19). Os equipamentos passaram por modernização recente e têm garantido escoamento eficiente das águas pluviais. Já em Itaguaí, as ações se concentram no Canal da Mangueira e em trechos sob a BR-101.

No total, foram mobilizadas retroescavadeiras, escavadeiras, caminhões-pipa, veículos de sucção e outros equipamentos para desobstrução de vias e canais. A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP) e a Secretaria das Cidades acompanham as ações e mantêm equipes em alerta.

“Estamos priorizando ações emergenciais e apoiando os municípios com maior necessidade de intervenção. Técnicos do Alerta de Cheias e da Defesa Civil monitoram os impactos em tempo real”, explicou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

A Defesa Civil Estadual mantém alerta para chuvas moderadas a fortes até quarta-feira (21), com maior atenção para as regiões Norte, Noroeste, Serrana e Baixada Fluminense. O risco hidrológico segue muito alto em Caxias e Itaguaí, e alto em Angra dos Reis, Belford Roxo, Nova Iguaçu e Petrópolis.

Até as 16h desta terça, o Corpo de Bombeiros já havia atendido 69 ocorrências relacionadas às chuvas — 29 delas na capital. A maior parte envolve quedas de árvores e acidentes de trânsito.

Na retaguarda técnica, o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) e a Sala de Situação do Inea operam 24 horas com base em estações telemétricas e radares meteorológicos, emitindo alertas para municípios em risco.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.



Conteúdo Original

2026-01-21 07:00:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE