Estudantes da UFF visitam obras da maior área de lazer de São Gonçalo

Em uma iniciativa que une conhecimento acadêmico e planejamento urbano, alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) realizaram, nesta segunda-feira (25), uma visita técnica ao Parque RJ — empreendimento que promete se tornar


Em uma iniciativa que une conhecimento acadêmico e planejamento urbano, alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) realizaram, nesta segunda-feira (25), uma visita técnica ao Parque RJ — empreendimento que promete se tornar o maior espaço de lazer da Região Leste Fluminense.

A atividade foi conduzida pela equipe da Secretaria de Estado das Cidades, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, que apresentou os detalhes do projeto, esclareceu dúvidas e destacou a relevância da obra para o desenvolvimento urbano e ambiental da região.

O Parque RJ, fruto da colaboração entre o Governo do Estado e o município de São Gonçalo, está sendo projetado para oferecer uma ampla área de lazer integrada à paisagem local, incluindo a preservação da reserva de mangue e da baía. A proposta é aproximar a população de espaços naturais e promover qualidade de vida.

“O Parque RJ representa um marco para todo o Leste Fluminense. Receber estudantes de arquitetura reforça a importância de unir universidade e poder público, formando profissionais conscientes do impacto das políticas urbanas”, afirmou Douglas Ruas, secretário de Estado das Cidades.

Douglas Ruas dá início ao segundo dia da 6ª Conferência Estadual das Cidades com foco em políticas públicas transformadoras

A visita teve como objetivo fornecer subsídios técnicos para os trabalhos acadêmicos dos estudantes, que irão analisar a integração do parque ao tecido urbano e seus reflexos na infraestrutura local. Para Ana Luiza Cortines, aluna do quinto período e natural de Paraty, a experiência foi reveladora:

“O que mais me marcou foi ver como o parque vai se integrar à natureza, principalmente à reserva do mangue e à baía. Achei incrível essa proposta de aproximar as pessoas desse espaço ambiental tão importante”, destacou a estudante.

Com previsão de se tornar referência em lazer e sustentabilidade, o Parque RJ não apenas transforma o cenário urbano da Região Leste, como também inspira uma nova geração de arquitetos a pensar cidades mais humanas e conectadas com o meio ambiente.



Conteúdo Original

2025-08-25 17:40:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE