Estado do Rio abre mais de 1.600 vagas para o Corpo de Bombeiros

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira (11), a abertura de 1.644 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ), entre efetivos e temporários. O edital para o concurso de 144 soldados com especialização em busca


O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, nesta quarta-feira (11), a abertura de 1.644 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ), entre efetivos e temporários. O edital para o concurso de 144 soldados com especialização em busca e salvamento foi publicado no Diário Oficial, com salário inicial de R$ 5.233,38. Além disso, o governador Cláudio Castro autorizou a contratação de 1.500 bombeiros temporários voluntários, com previsão de seleção ainda este ano.

As oportunidades fazem parte de um plano de reforço na estrutura da corporação, considerado o maior Corpo de Bombeiros Militar do país. “A abertura simultânea de concursos e processos seletivos reforça o compromisso do Governo do Estado com a modernização e o fortalecimento da corporação, aprimorando ainda mais sua atuação de excelência em todo o estado”, disse o governador.

Concurso público: 144 vagas para soldados

O edital já disponível regulamenta o concurso para soldados bombeiros militares especialistas em busca e salvamento. É exigido nível médio completo e idade mínima de 18 anos. As etapas incluem prova objetiva, teste de aptidão física (TAF), teste de habilidades específicas, exames médicos, avaliação documental e prova de títulos. As inscrições vão até o dia 7 de julho e devem ser feitas pela banca organizadora, IDECAN. A prova objetiva está prevista para 17 de agosto.

Seleção para 1.500 bombeiros temporários

Além do concurso para efetivos, o CBMERJ também vai selecionar 1.500 bombeiros temporários, divididos entre funções operacionais e técnicas. O edital deve sair no segundo semestre.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: Soldados (1.139): combatente (304), motorista (152), técnico de enfermagem (367), guarda-vidas (284) e auxiliar de saúde bucal (32). Oficiais (361): dentistas (48) e profissionais de saúde (313), entre eles médicos de várias especialidades, fisioterapeutas, nutricionistas e outros.

Os temporários atuarão de forma voluntária, com vínculo que pode chegar a oito anos. “O CBMERJ se prepara para ampliar seu quadro com profissionais altamente qualificados e alinhados à missão de proteger a população fluminense, reforçando seu papel estratégico na segurança da sociedade”, afirmou o comandante-geral da corporação e secretário estadual de Defesa Civil, coronel Tarciso Salles.



Conteúdo Original

2025-06-11 11:07:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE