Nascido em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, Sergio Fernandes é advogado, político e empreendedor, com mais de 20 anos de experiência na vida pública.
Já atuou como Procurador da Câmara Municipal de Petrópolis, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social e Secretário de Inclusão e Diversidade Religiosa do município do Rio de Janeiro.
Atualmente, é deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Em entrevista exclusiva à revista Coisas da Política, Sergio Fernandes fala sobre sua trajetória, desafios e projetos futuros. Confira!
COISAS DA POLÍTICA – Como o senhor classificaria a sua passagem pela Secretaria Municipal de Diversidade Religiosa?
SERGIO FERNANDES – Foi uma missão honrosa e transformadora. Tenho gratidão ao prefeito Eduardo Paes por ter confiado a mim essa responsabilidade. À frente da Secretaria de Diversidade Religiosa, uma das primeiras do tipo no Brasil, pude liderar uma política pública inovadora, que tratou com seriedade e compromisso o direito à liberdade de crença e culto.
Durante a minha gestão, aprovamos a lei que criou o Conselho Municipal de Promoção da Liberdade Religiosa e também realizamos sua instalação, estabelecendo um espaço permanente de diálogo com todas as tradições de fé.
Por meio de um trabalho firme, técnico e baseado no diálogo, conseguimos levar informação e conhecimento à população carioca de que discriminação religiosa é crime — e que o Estado precisa estar presente para proteger e garantir direitos.
Classifico essa passagem como um marco importante de avanço institucional, onde mostramos que é possível construir políticas públicas com base no respeito, na escuta e na coragem de enfrentar preconceitos históricos.
COISAS DA POLÍTICA – O que foi possível trazer dessa experiência para o parlamento?
SERGIO FERNANDES – A escuta ativa e o compromisso com as demandas reais das pessoas. Como secretário, aprendi que não basta conhecer a legislação; é preciso construir pontes entre o poder público e a população.
No parlamento, essa postura se traduz em projetos com base técnica e no diálogo com quem vive os problemas na ponta. Além disso, trouxe para a Alerj a firme defesa da laicidade do Estado e da proteção às liberdades individuais, inclusive com projetos voltados à promoção da paz e do respeito nas escolas e comunidades.
E é com essa mesma disposição que atuo em outra pauta urgente: a segurança pública. O Rio de Janeiro, em especial o subúrbio, vem sofrendo com a expansão do poder paralelo. Como deputado, não me omito.
Atuarei de forma firme para que o Estado, junto à Polícia Militar, recupere esses territórios e devolva aos moradores o direito de ir e vir. Segurança é prioridade, e deve caminhar ao lado de políticas sérias de polícia de proximidade.
COISAS DA POLÍTICA – O atual prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, foi eleito com o apoio do senhor e de seu partido. Como tem sido o trabalho conjunto para levar melhorias para a Região Serrana?
SERGIO FERNANDES – Nossa parceria é baseada em diálogo, seriedade e compromisso com a população. Hingo é um gestor técnico e sensível às necessidades da cidade. Temos atuado juntos para destravar recursos, garantir investimentos em saúde e educação e defender Petrópolis no orçamento estadual.
A Região Serrana passou por grandes desafios, especialmente com as tragédias climáticas, e é papel de quem tem mandato trabalhar com responsabilidade para garantir reconstrução e desenvolvimento. Tenho orgulho de ser um dos principais articuladores das pautas de Petrópolis na Alerj.
COISAS DA POLÍTICA – O senhor é afilhado político da vereadora Rosa Fernandes. Como se sente tendo o apoio da decana da Câmara?
SERGIO FERNANDES – Mais do que um apadrinhamento político, tenho um compromisso de vida com o sobrenome que carrego. Fazer parte da família Fernandes é carregar um legado de trabalho, seriedade e dedicação ao serviço público.
Desde o senhor Pedro Fernandes, que honrou dez mandatos como deputado estadual, passando pela vereadora Rosa Fernandes — referência de competência e lealdade na Câmara Municipal —, até o meu irmão e amigo, Pedro Fernandes, que também honrou por três vezes o mandato de deputado estadual, essa história é feita de compromisso com o povo e de coerência nas posições.
Rosa representa uma escola de política que não foge da luta, que conhece a cidade profundamente e que sempre colocou as pessoas em primeiro lugar. A relação que temos não é apenas de apoio político — é de família, de afeto e de responsabilidade com uma trajetória que me inspira todos os dias a fazer um mandato à altura desse legado.
COISAS DA POLÍTICA – Para as eleições de 2026, o senhor pretende ser candidato à reeleição?
SERGIO FERNANDES – O nosso trabalho está apenas começando. Tenho muito a entregar à população fluminense, especialmente nas pautas da educação, dos servidores e do desenvolvimento regional. Estamos construindo um mandato presente, combativo e técnico. Se for da vontade do povo e do meu grupo político, estarei sim à disposição para a reeleição. Mas com o mesmo compromisso que me trouxe até aqui: trabalhar com seriedade, responsabilidade e coragem.
2025-08-26 13:55:00