O instrutor de voo Rodolfo Pascoal Ladeira e a turista americana Jenny Colôn Rodríguez morreram após a asa-delta em que estavam cair no mar da Praia de São Conrado, no fim da manhã deste sábado (21). O acidente mobilizou dois helicópteros do Corpo de Bombeiros, motos aquáticas e contou com o apoio de um barco que estava no local.
As vítimas foram retiradas da água, e os agentes tentaram reanimá-las ainda na areia por pelo menos 15 minutos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o Grupamento Marítimo de Copacabana foi acionado por volta das 11h15. Após o resgate, a perícia técnica da Polícia Civil esteve na praia.
Banhistas fazem corrente de oração para vítimas de acidente
Anna Júlia Steckelberg
Rodolfo Pascoal Ladeira morreu ainda no local. Já turista americana, que fazia o passeio com ele, foi encaminhada em estado gravíssimo para o Hospital Municipal Miguel Couto, onde chegou a ser atendida antes de morrer. Ela estava no Rio com outras duas amigas, que não quiseram fazer o voo livre.
Asa delta com duas pessoas cai na Praia de São Conrado
Depois do acidente, banhistas que estavam no local começaram a orar pelas duas pessoas, enquanto acompanhavam o atendimento dos bombeiros. Um grupo formou um cordão na frente do ponto onde as vítimas estavam. Quem estava no local viu as duas pessoas desacordadas e ensanguentadas.
Em nota, A Polícia Civil afirmou que a ocorrência foi registrado na 15ª DP (Gávea), que apura as circunstâncias do acidente. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável pela fiscalização das regras aplicáveis ao voo livre no espaço aéreo, também será acionada na investigação.
A operação de resgate contou com equipes do 2° e do 3° Grupamentos Marítimos (2° e 3º GMar) do Corpo de Bombeiros, do Quartel da Gávea (25° GBM) e do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), com apoio de aeronaves, motos aquáticas e ambulâncias da corporação.
Outros casos
São Conrado e a Zona Sudoeste do Rio são conhecidos locais de praticantes de voo livre. Recentemente outro acidente foi registrado na região. O empresário Gabriel Farrel, de 31 anos, fundador da franquia de pizzarias Borda e Lenha, morreu ao saltar de paraquedas na Praia da Reserva. Ele saltou de uma aeronave que sobrevoava o local, mas o equipamento apresentou uma falha e não abriu.
Initial plugin text



