Venezuela anuncia operação antidrogas após EUA acusarem Maduro de tráfico

A Venezuela anunciou nesta segunda-feira o envio de 15 mil soldados das forças de segurança para a fronteira com a Colômbia para operações contra o tráfico de drogas, enquanto os Estados Unidos acusam o presidente Nicolás Maduro de liderar um


A Venezuela anunciou nesta segunda-feira o envio de 15 mil soldados das forças de segurança para a fronteira com a Colômbia para operações contra o tráfico de drogas, enquanto os Estados Unidos acusam o presidente Nicolás Maduro de liderar um cartel de drogas. Três destróieres de mísseis americanos devem ser enviados para águas internacionais na costa da Venezuela nos próximos dias para o que Washington alega serem operações contra o tráfico internacional de drogas.

Maduro, no entanto, denuncia uma “ameaça” e abriu registro militar para expandir suas fileiras. A mobilização coincide com a acusação dos EUA contra Maduro e colaboradores próximos de seu governo, como seu ministro do Interior, Diosdado Cabello, de pertencerem a uma suposta organização de tráfico de drogas conhecida como Cartel dos Sóis.

Eles estão oferecendo US$ 50 milhões e US$ 25 milhões, respectivamente, por informações que levem à sua captura.

“Por que eles não enviam suas frotas e aviões para cá para combater os 87% das drogas que saem da Colômbia?” Cabello questionou, apontando para o Oceano Pacífico em um mapa e citando números de um suposto relatório da ONU. “Eles os mobilizam e estão preocupados com a origem dos 5% supostamente.”

Cabello anunciou em entrevista coletiva um “reforço operacional” nos estados de Zulia e Táchira, na fronteira com a Colômbia. Maduro “ordenou o envio de 15 mil homens e mulheres na primeira fase”, disse o ministro.

“Aqui estamos combatendo o narcotráfico, aqui estamos combatendo as quadrilhas de traficantes em todas as frentes”, acrescentou após anunciar a apreensão de 52,7 toneladas de drogas até agora neste ano, das quais entre 70% e 80%, segundo ele, são traficadas pela Venezuela. “O narcotráfico não está ligado a nós”, insistiu Cabello, acusando a oposição de apoiar as operações de narcotráfico colombianas.



Conteúdo Original

2025-08-25 14:48:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE