Em operação contra o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP), deflagrada na manhã desta terça-feira (26/8), a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) destruiu 18 seteiras, prendeu três pessoas, apreendeu um fuzil e drogas, além de recuperar veículos.
A coluna teve acesso a um vídeo que mostra o momento em que um investigador destrói a parede de um dos esconderijos do CV. As seteiras são aberturas estreitas e alongadas na parede de construções civis, que servem como apoio para o disparo de armas, permitindo maior precisão no ataque.
Veja:
As investigações apontam que a região vive uma guerra urbana, com uso de armamento pesado, granadas, munições traçantes e explosivos.
De um lado, traficantes como Wallace de Brito Trindade, o “Lacoste”, e William Yvens da Silva, o “Coelhão”, ampliam sua influência a partir da comunidade da Serrinha. Do outro, o Comando Vermelho, sob a liderança de Edgar Alves de Andrade, o “Doca”, lança ofensivas a partir do Morro do Juramento.
Sentença de morte a inocentes
Em maio deste ano, durante dois dias de tiroteios intensos, uma mulher de 56 anos foi morta por bala perdida no Morro do Juramento. Um mês depois, um trabalhador foi atingido enquanto recolhia ferro-velho no Morro do Fubá e acabou morto.
A PCERJ aponta que esses episódios somam-se a uma série de homicídios de criminosos e ataques recíprocos das facções, que afetam diretamente moradores inocentes, obrigados a viver sob toque de recolher imposto pelo tráfico, com escolas e unidades de saúde paralisadas, e a rotina do comércio local comprometida.
A operação
A ofensiva mobiliza agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP), com apoio de outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar.
O objetivo é frear o avanço do Comando Vermelho (CV) sobre áreas controladas pelo Terceiro Comando Puro (TCP) e desarticular a estrutura logística, financeira e operacional das facções que disputam o controle de pontos de tráfico em regiões estratégicas do Rio, como Serrinha, Juramento, Campinho e Fubá.
A polícia visa desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região. Já são mais de 40 presos, sete criminosos neutralizados e 11 adolescentes infratores apreendidos. Os agentes também recuperaram mais de 250 armas utilizadas pelos bandidos.
A PCERJ destaca que a Operação Contenção será contínua, com monitoramento intensivo e incursões sucessivas para impedir que o Comando Vermelho consolide sua influência na Zona Oeste, a partir das comunidades da Zona Norte.
2025-08-26 12:03:00