Turista canadense é encontrada morta em praia na Austrália; polícia investiga possível ataque de dingos

O corpo da turista canadense Piper James, de 23 anos, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (19) em uma praia de K’gari, antiga Ilha Fraser, na costa de Queensland, na Austrália. A jovem, que acampava na região frequentada por mochileiros,


O corpo da turista canadense Piper James, de 23 anos, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (19) em uma praia de K’gari, antiga Ilha Fraser, na costa de Queensland, na Austrália. A jovem, que acampava na região frequentada por mochileiros, foi localizada na beira da água, cercada por um grupo de dingos, espécia de cão selvagem nativo da região.

  • Autoridades interditam praias após quatro ataques de tubarão em menos de 48 horas no leste da Austrália
  • Vídeo: Roda se desprende de avião durante pouso em Orlando

Segundo informou a polícia local, Piper estava acampada nas proximidades do naufrágio do navio Maheno, na praia de Seventy Five Mile, quando saiu do local por volta das 5h para um nadar. Menos de uma hora depois, dois homens que trafegavam de carro pela praia avistaram um grupo de cerca de 10 a 12 dingos em torno de um objeto próximo à linha d’água e acionaram as autoridades.

Investigação e circunstâncias da morte

De acordo com o inspetor Paul Algie, do distrito de Wide Bay, a cena encontrada foi “horrível e extremamente traumática” para as testemunhas. A polícia informou que o corpo apresentava múltiplos ferimentos e marcas compatíveis com mordidas de dingo, além do que foram descritos como possíveis “ferimentos de defesa”.

As autoridades investigam se a jovem morreu afogada ou em decorrência de um ataque dos animais durante a madrugada. “É muito cedo para especular sobre a causa da morte. Não podemos confirmar se ela se afogou ou se morreu em consequência de um ataque de dingos”, afirmou Algie. Segundo ele, apenas a autópsia poderá esclarecer o que ocorreu.

O inspetor confirmou ainda que o corpo foi “tocado e mexido” por dingos, sem que seja possível afirmar se isso ocorreu antes ou depois da morte. O corpo foi retirado da ilha na segunda-feira e levado para Brisbane, onde a autópsia está prevista para ser concluída nesta quarta-feira (21).

Piper James havia chegado à Austrália em novembro e viajava com uma amiga próxima. Antes de seguir para K’gari, as duas passaram por destinos como Bondi Beach, Manly, Cairns e as Ilhas Whitsundays. Há cerca de seis semanas, a jovem estava morando e trabalhando na ilha, após conseguir emprego em um albergue para mochileiros, enquanto acampava nas imediações da Woralie Road. A amiga dela, segundo a polícia, está recebendo apoio psicológico.

Após o caso, o Serviço de Parques e Vida Selvagem de Queensland reforçou o patrulhamento em K’gari. O inspetor Algie destacou que a ilha é uma área selvagem e pediu que visitantes mantenham distância dos dingos. “Eles são culturalmente importantes para os povos das Primeiras Nações e para os moradores locais, mas continuam sendo animais selvagens e devem ser tratados como tal”, afirmou.

A ministra interina do Meio Ambiente e Turismo de Queensland, Deb Frecklington, classificou a morte como “uma tragédia devastadora” e disse que o departamento trabalha em conjunto com a Polícia de Queensland na investigação. As autoridades canadenses confirmaram que prestam assistência consular à família de Piper James e manifestaram condolências. A polícia australiana pede que testemunhas, incluindo pessoas com imagens de câmeras veiculares, entrem em contato.



Conteúdo Original

2026-01-20 09:07:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE