Cinco pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira durante uma operação de combate a um grupo criminoso envolvido em roubo de cargas e receptação de materiais produtos de crime no Complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio. A ação, deflagrada por policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Capital (DRFC-CAP), faz parte da Operação Torniquete e tem como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão, além de interromper atividades ilícitas ligadas à facção criminosa Comando Vermelho.
- Guilherme Delaroli, presidente em exercício da Alerj, pode assumir o governo do Rio mesmo sem previsão legal
- Rio vai usar helicópteros de guerra em operações policiais: governo compra Black Hawk blindado; conheça a aeronave
De acordo com a Polícia Civil, após trabalhos de inteligência e monitoramento, os agentes identificaram que a região é utilizada como ponto estratégico para o transbordo e o armazenamento de cargas roubadas em importantes vias expressas da cidade, como a Avenida Brasil e a Rodovia Washington Luiz.
As investigações apontaram que o grupo criminoso tinha como principal alvo cargas de óleos lubrificantes, contando com receptadores especializados nesse tipo de material. Ainda segundo o apurado, a quadrilha possuía envolvimento de funcionários de transportadoras, que repassavam informações privilegiadas sobre as cargas e os dias de transporte mediante pagamento.
O levantamento de informações também indicou que os integrantes do esquema atuavam como narcotraficantes na região, utilizando o roubo de cargas como uma forma de ampliar os lucros da facção criminosa Comando Vermelho. O dinheiro obtido com esses crimes era destinado à compra de armas de fogo e drogas, o que fortalecia e ampliava o domínio territorial do grupo.
Em nota, a força explicou que a operação “busca desarticular o grupo criminoso e enfraquecer um braço importante do Comando Vermelho na região, com o objetivo de interromper a expansão das atividades criminosas da facção”.
Circulação de trens afetada e clínica da família fechada
Por conta da operação policial, a circulação dos trens do ramal Saracuruna foi impactada na manhã desta quinta-feira. Segundo atualização da SuperVia às 6h50 os trens circulavam apenas no sentido Central do Brasil, buscando atender o maior fluxo de passageiros. Neste momento, os trens do ramal Saracuruna voltam a circular em direção a Gramacho.
Mais cedo, o ramal chegou a ser interditado. Agora, há viagens ocorrendo nos dois sentidos. Os passageiros precisam trocar de composição na estação Penha para seguir viagem até os terminais (tanto para quem segue para Central do Brasil e/ou Saracuruna).
Até o momento, segundo a Secretaría Municipal de Saúde do Rio, uma clínica da família que atende a região suspendeu o início do funcionamento nesta quinta-feira e avalia a possibilidade de abertura nas próximas horas.
2026-01-29 07:28:00



