A Polícia Civil já iniciou as investigações sobre o incêndio no Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio. O incidente ocorreu na última sexta-feira e provocou duas mortes. Em razão do trabalho do Corpo de Bombeiros e do excesso de fumaça no prédio, a perícia da polícia ainda não foi realizada no local. No entanto, os policiais já recolheram imagens das câmeras de segurança do estabelecimento e começaram a ouvir testemunhas. De acordo com os Bombeiros, a operação de rescaldo foi finalizada nesta terça-feira.
- Shopping Tijuca: Bombeiros relatam uma série de erros no combate ao incêndio no subsolo do Shopping Tijuca
- Denúncia: exaustores do subsolo, onde incêndio aconteceu, foram alvos de denúncia em 2023
Segundo o coronel Luciano Sarmento, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, o trabalho de rescaldo foi concluído após 90 horas de atuação. Durante esse período, a corporação chegou a mobilizar cerca de 90 militares no local. Agora, a próxima etapa é a realização de uma vistoria no imóvel e, posteriormente, a entrada da polícia.
— Estamos realizando a vistoria do sistema preventivo do shopping para verificar o funcionamento e eventuais correções que precisem ser feitas. Após esse trabalho, o shopping será entregue às autoridades competentes, que darão continuidade às investigações — afirmou.
O Corpo de Bombeiros vai manter uma viatura de combate a incêndio no local para atuar em possíveis pequenos focos de fogo no estabelecimento.
A reabertura do Shopping Tijuca continua sem previsão. Na tarde dessa segunda, a Defesa Civil Municipal interditou o subsolo, onde o incêndio começou, e mais 14 lojas da lateral esquerda. Todas essas áreas foram danificadas pelo calor e apresentam risco de queda de revestimentos internos e desplacamentos de partes do teto e piso. No entanto, não há risco de desmoronamento para o shopping.
Avenida Maracanã reaberta
Após quatro dias interditada, a Avenida Maracanã foi liberada ao trânsito de veículos nesta terça-feira. Segundo o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio), a via foi liberada no sentido Centro, altura da Rua Barão de Mesquita, na Tijuca. O desvio para a Rua Barão de Mesquita também foi desfeito. A Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto, no entanto, permanece fechada, em função do trabalho do Corpo de Bombeiros.
O incêndio atingiu o Shopping Tijuca, na Zona Norte, no início da noite de sexta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, os quartéis da Tijuca e de Vila Isabel foram acionados às 18h28 para o combate às chamas, que teriam começado em uma loja de decoração. No início da madrugada foi confirmada a informação de que duas pessoas morreram. Entre as vítimas fatais, estavam o supervisor de brigadistas Anderson Aguiar do Prado, que chegou sem vida ao Hospital Municipal Souza Aguiar, e a brigadista Emellyn Silva Aguiar Menezes, retirada do estabelecimento no início da madrugada deste sábado. Ela não apresentava sinais de queimaduras e a primeira hipótese é de que a morte tenha acontecido por inalação de fumaça. Outras três pessoas ficaram feridas.
2026-01-06 11:54:00



