Polícia prende três integrantes do PCC suspeitos de envolvimento na morte do ex-delegado-geral de SP

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta terça-feira (13), três integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) acusados de mandar matar o ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes, morto em setembro de 2025. Entre os presos está Fernando Gonçalves dos Santos,


A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta terça-feira (13), três integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) acusados de mandar matar o ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes, morto em setembro de 2025. Entre os presos está Fernando Gonçalves dos Santos, conhecido como “Azul”, que integra a cúpula da facção criminosa.

  • Investigado: Quem é ‘Azul’, membro da alta cúpula do PCC suspeito de envolvimento na morte de ex-delegado geral de São Paulo

O criminoso já foi condenado a 28 anos de prisão por roubo, receptação, tráfico de drogas e associação à organização criminosa, e foi um dos presos transferidos em 2019 da Penitenciária de Presidente Venceslau, em São Paulo, para presídios federais, a pedido do Ministério Público (MP-SP), para isolar lideranças do PCC. Ele cumpriu pena na Penitenciária Federal de Mossoró (RN), mas deixou o presídio em agosto de 2025.

Azul já vinha sendo investigado pela morte de Fontes desde o ano passado. O ex-delegado-geral da Polícia Civil paulista foi morto em 15 de setembro, na Praia Grande, após sair do trabalho. Quando foi morto, Fontes era o secretário municipal de Administração do município.

Também foram presos Marcio Serapião de Oliveira, conhecido como Velhote ou MC, e Manoel Alberto Ribeiro Teixeira, conhecido como Manezinho ou Manoelzinho.

A Polícia Civil tenta cumprir cinco mandados de prisão e 13 de busca e apreensão relacionados ao crime ocorrido, com 80 policiais civis do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter) de Santos.

  • Entrevista: ‘Não há indícios de ligação entre as ilegalidades na Praia Grande e o assassinato’, diz promotor do caso Ruy Ferraz

Em novembro, o MP-SP denunciou oito pessoas pelo envolvimento no crime. Segundo a denúncia, a execução do ex-delegado-geral foi encomendada pela “sintonia geral” do PCC, a cúpula da organização criminosa, em resposta à sua atuação de 40 anos na instituição contra a facção.

O ex-delegado ingressou na Polícia Civil no início dos anos 1980 e trabalhou por 40 anos em unidades estratégicas, como Denarc, Dope e Deic. No início dos anos 2000, passou a divulgar organogramas da estrutura do PCC e liderou, em 2006, o indiciamento da cúpula da facção, incluindo Marcos Camacho, o Marcola.

A “sintonia geral” determinou a morte de Ruy Ferraz Fontes ao menos desde 2019. Um relatório policial citado na denúncia revela uma carta manuscrita apreendida naquele ano, na qual a liderança da facção “cobra a morte de alguns agentes públicos, dentre eles o doutor Ruy Ferraz Fontes”.

Os denunciados pelo crime são:

  • Felipe Avelino da Silva (Mascherano) – furtou o Jeep Renegade usado na ação, escondeu o carro e instalou placas falsas; preso.
  • Flávio Henrique Ferreira de Souza – ligado ao roubo do Jeep Renegade furtado junto com Felipe; está foragido.
  • Luiz Antonio Rodrigues de Miranda – participou do planejamento, usou imóveis de apoio e ajudou a esconder armas após o crime. Está foragido.
  • Dahesly Oliveira Pires – transportou e guardou fuzil, carregadores e munições no dia seguinte ao crime; solta pela Justiça.
  • Willian Silva Marques – cedeu sua casa em Praia Grande como esconderijo e depósito de armas; preso.
  • Paulo Henrique Caetano de Sales – participou da logística e esteve em imóveis usados como base; preso.
  • Cristiano Alves da Silva – atuou na execução e na logística; possui antecedentes por roubo e receptação, preso.
  • Marcos Augusto Rodrigues Cardoso (Fiel/Penélope) – apontado como recrutador e organizador do grupo. Integrante do PCC em posição de “disciplina” no Grajaú, com ascendência sobre os demais; preso.



Conteúdo Original

2026-01-13 11:38:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE