Polícia Federal apreende na Bahia 1,5 tonelada de barbatana de tubarão, considerada uma iguaria na China

Uma operação da Polícia Federal, em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreendeu 1,5 tonelada de barbatanas de tubarão em Rodelas, no


Uma operação da Polícia Federal, em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreendeu 1,5 tonelada de barbatanas de tubarão em Rodelas, no norte da Bahia, nesta quinta-feira (12). O material estava em um ponto clandestino de armazenamento na zona rural do município. O produto é considerado de alto valor e costuma ser negociado no mercado ilegal. Na China e em outros países asiáticos, as barbatanas são utilizadas como ingrediente nobre na culinária, como a sopa de barbatana, chegando a custar 500 dólares o prato.

  • SP: PMs entram no Rio Pinheiros em busca de motociclista que fugiu de abordagem policial
  • ‘Tem me ajudado muito’: Prefeito de Itumbiara planejava candidatura a deputado de genro que matou seu neto

Segundo os órgãos envolvidos, foram encontrados 1.583 quilos de barbatanas de diversas espécies, inclusive ameaçadas de extinção, em diferentes estágios de secagem. Imagens aéreas ajudaram a identificar a movimentação no imóvel, onde sete pessoas foram flagradas atuando na atividade. No local, estavam quatro brasileiros, entre eles um adolescente, e três chineses. De acordo com o Inema, um dos estrangeiros aparentava exercer função de coordenação ou gerência do esquema.

O espaço funcionava como uma espécie de unidade de preparo e secagem das barbatanas, etapa que antecede a comercialização.

“As barbatanas são frequentemente obtidas pelo método conhecido como finning, em que as nadadeiras dos tubarões são removidas e o animal é descartado ainda vivo no mar, prática altamente cruel e responsável por severos impactos ambientais, especialmente em espécies ameaçadas de extinção”, informou o Inema em nota.

A legislação brasileira proíbe a captura dirigida de tubarões e considera crime o armazenamento, transporte, beneficiamento ou comercialização de partes desses animais sem autorização. A exploração é impulsionada pela alta lucratividade no mercado clandestino internacional.

Os suspeitos foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro, onde foram autuados em flagrante por crimes contra a fauna, receptação qualificada e corrupção de menores. O material apreendido será submetido a análise técnica pelos órgãos ambientais.



Com informações da fonte
https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2026/02/12/policia-federal-apreende-na-bahia-15-toneladas-de-barbatana-de-tubarao-considerada-uma-iguaria-na-china.ghtml

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE