A Polícia Civil descobriu um desmanche de motos furtadas e roubadas que funcionava em um prédio do centro de São Paulo. Os criminosos atuavam em um imóvel de três andares sob a fachada de um comércio, na região da República. Dois homens foram presos na ação policial — um deles é apontado como um dos principais receptadores de motocicletas roubadas na região central da cidade.
O prédio fica na Rua dos Gusmões, em uma área conhecida como “Quadrilátero das Motos”, devido ao intenso comércio de motocicletas, peças e acessórios. Segundo os investigadores, cerca de 20 motos eram desmontadas por dia no local.
A perícia apreendeu materiais como celulares, quatro motos roubadas ou furtadas, placas dos veículos, centenas de peças e acessórios, um aparelho inibidor de sinal (usado para bloquear rastreadores), ferramentas, botijões de gás, comprovantes de pagamento, cadernos com anotações, cheques e mais de R$ 9 mil em dinheiro. Outros dois veículos utilitários de carga também foram apreendidos na ação.
A operação é resultado de uma investigação conduzida pela 1ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos (Divecar), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). A equipe da Divecar já investigava a quadrilha especializada em receptação de motos, quando identificou o endereço usado por eles para desmanche.
Na segunda-feira (5), os policiais realizavam uma campana no endereço para verificar movimentações suspeitas quando viram luzes se acenderem no estabelecimento. Dois homens chegaram a entrar com duas motos no imóvel e, ao saíram, foram abordados pelos agentes.
Ao perceberem a ação policial, os demais integrantes da quadrilha fugiram pelos fundos. Outras equipes de apoio foram acionadas, mas os suspeitos não foram encontrados.
As peças eram organizadas como em setores de uma loja de departamentos, com peças separadas por andares. Enquanto as motocicletas eram desmontadas no primeiro andar, nos demais pisos as peças eram expostas e separadas para venda. Já as carenagens dos veículos eram embaladas em sacos pretos para serem direcionadas a comerciantes de outros espaços.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/7/J/x40mAqQi2MrxHjLRmziQ/pecas-no-predio-de-desmanche-2.jpg)
Enquanto o prédio passava pela perícia, uma vítima furtada horas antes antes apareceu no local e disse aos agentes que o rastreador instalado em sua moto apontava para o endereço. O veículo já estava sendo desmontado, segundo a Polícia.
De acordo com nota publicada pela Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), os dois suspeitos foram encaminhados à 1ª Divecar, onde permanecem presos em flagrante. O caso foi registrado como adulteração de sinal identificador de veículo automotor, associação criminosa e receptação qualificada.
Segundo informações da TV Globo, nos meses de janeiro e fevereiro, cerca de 60 motos foram roubadas por dia na capital paulista.
* Sob orientação de Pedro Carvalho
2025-05-06 15:05:00