PM é preso a bordo de carro usado em comboio de milicianos flagrado no Catiri

Um policial militar foi preso nesta quarta-feira (30) a bordo de um dos veículos usados no comboio de milicianos flagrado por drones na comunidade do Catiri, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Jorge André Felix foi capturado por volta


Um policial militar foi preso nesta quarta-feira (30) a bordo de um dos veículos usados no comboio de milicianos flagrado por drones na comunidade do Catiri, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Jorge André Felix foi capturado por volta das 13h na Avenida Brasil, na altura de Deodoro, por agentes da Polícia Rodoviária Federal, que receberam informações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE). Ele dirigia um Corolla Cross branco, veículo clonado e com registro de roubo, ocorrido em 9 de maio na capital fluminense, segundo a PFR.

  • Juliana Marins: Pai da publicitária abre mochila que filha levou para a Indonésia: ‘Nosso coração apertava a cada objeto retirado’
  • Após ressaca: cinco pinguins mortos trazidos pela correnteza são resgatados por garis da Comlurb no Arpoador e na Barra da Tijuca
Pistolas e metralhadoras foram apreendidas com PM preso — Foto: Divulgação

Com ele, foram encontrados quatro pistolas (calibres 9mm e .40), uma submetralhadora, nove carregadores e 104 munições, informa a PRF. Três armas estavam com a numeração raspada. De acordo com a corporação, o condutor afirmou que levaria o material da comunidade da Maré, na Zona Norte, para o Catiri. Ele é suspeito de integrar uma milícia na região.

  • Caçada a milicianos: suspeitos de integrar milícia do Catiri são presos após se esconderem na comunidade Dois Irmãos, em Curicica

O Catiri é uma área historicamente dominada pela milícia, mas que vem sofrendo investidas do Comando Vermelho (CV) desde 2023. De acordo com Polícia Civil, A prisão é um desdobramento de investigação em andamento, que apura a disputa territorial na região

— Não podemos dizer que Jorge estava no comboio, mas podemos dizer que o carro dele estava. Não é possível dizer que o carro estava sendo dirigido por ele no momento em que foi flagrado no Catiri, mas essa é uma das linhas de investigação. Estamos apurando para ver se era que dirigia o veículo no momento — afirma o delegado Álvaro de Oliveira Gomes, titular da Draco.

  • Disputa pelo Catiri: entenda por que região monitorada por drone é estratégica para o Comando Vermelho

Álvaro explica que a captura do policial envolveu um trabalho extenso de monitoramento da coalizão entre milícia e Terceiro Comando Puro (TCP) no enfrentamento ao CV.

— A Draco tem investigações sobre a guerra ali na região do Catiri, onde uma facção criminosa, o Comando Vermelho, disputa o controle territorial com a milícia local. Por conta disso, diversas ações são realizadas. Uma delas, na terça-feira, apreendeu três veículos roubados e clonados que eram utilizados pelos milicianos, veículos esses que tinham sido filmados numa imagem aérea, entre aspas, patrulhando o interior da comunidade. A partir dessas imagens, outros veículos foram identificados, um deles, inclusive, foi identificado como estando no interior da comunidade da Maré, na área da Baixa do Sapateiro, o que se coaduna com as nossas investigações no sentido de que a facção rival, o TCP, que atua ali na Baixa do Sapateiro, fornece tanto homens quanto materiais nessa guerra da milícia contra o CV. Ou seja, há uma aliança, essa narcomilícia, entre milicianos e TCP na disputa do território contra o CV. A Draco, assim como as demais forças de segurança, vem cada vez mais intensificando as ações ali no local. Nós compartilhamos essa informação da Maré com a PRF e foi possível fazer a abordagem desse criminoso, esse policial militar que estava nesse veículo roubado e clonado — detalha o delegado.

Jorge foi autuado por receptação, porte ilegal de arma de fogo, adulteração de sinal identificador de veículo e receptação. 

Em nota, a Polícia Militar informa o agente é lotado na UPP do Jacarezinho. E que a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) e a 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM), ligada à Corregedoria Geral da Corporação, foram acionadas e já instauraram procedimentos correcionais para apurar as circunstâncias do fato. Após os trâmites do registro de ocorrência em delegacia, o policial será conduzido à Unidade Prisional da PM, em Niterói.

Drone flagra comboio de criminosos passando por viatura da PM no Catiri

Drone flagra comboio de criminosos passando por viatura da PM no Catiri

No sábado, um drone flagrou o momento em que um comboio de criminosos armados passa em frente a uma viatura da Polícia Militar, na comunidade do Catiri, na Zona Oeste do Rio. As imagens, que circulam nas redes sociais, chegaram até o comando da corporação, que determinou que os policiais envolvidos na ocorrência sejam ouvidos pela 2ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM).

A filmagem mostra o momento em que ao menos sete veículos passam pela viatura, em uma esquina da comunidade. Com o uso do zoom, é possível ver quatro policiais fora do carro, observando o movimento. Ninguém foi abordado. Os carros dos suspeitos seguem e são filmados pelo drone até uma rua interna da comunidade, onde vários homens armados descem dos veículos.



Conteúdo Original

2025-07-30 19:00:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE