Rio – A Polícia Civil realiza operação, nesta terça-feira (8), contra uma organização criminosa chefiada pelo ex-miliciano Rodney Lima de Freitas, conhecido como “RD ou Gaguinho”, que explora comunidades da Zona Oeste. O grupo, denominado “tropa do RD’, é um braço armado do Comando Vermelho e estaria ligado a disputas territoriais visando a expansão da facção na região.
Segundo apurado, a organização criminosa atua de forma violenta e estruturada nas comunidades do Barbante, Catiri, Vila Kennedy, e nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba. As investigações, conduzidas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), identificaram que o chefe do grupo foi recrutado pela facção.
O objetivo da operação é cumprir mandados de busca e apreensão a fim de reunir elementos para o inquérito em andamento, além de desarticular a estrutura da organização criminosa e frear sua expansão territorial.
De acordo com o delegado Bernardo Leal, os alvos são ex-milicianos que migraram para o Comando Vermelho e vêm atuando de forma bárbara, matando diversos cidadãos e integrantes das milícias locais, tentando tomar essas áreas.
“Nós sabemos que a cúpula do Comando Vermelho vem financiando esses ataques, esses braços armados, e com isso eles visam a expansão territorial e a continuidade do tráfico de drogas agora nessas novas localidades, mas além disso a ocupação territorial, que tem por finalidade específica a exploração de serviços, a extorsão de comerciantes. Então, o Comando Vermelho agora também está se transformando numa narcomilícia”, explicou.
Ainda segundo o delegado, o próximo passo é analisar as provas obtidas e, ao final, prender os envolvidos. A ação faz parte da “Operação Contenção”, que visa conter e atacar o avanço territorial do Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio.
Quem é RD?
Rodney Lima de Freitas, conhecido como “RD ou Gaguinho”, é um ex-miliciano, antigo morador do Bela Vista/Casinhas, agora aliado à facção ao CV e ao tráfico de drogas da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio. Segundo informações do Disque Denúncia, ele estaria promovendo uma onda de violência em Campo Grande e é considerado extremamente perigoso.
Investigações apontam que “RD” e mais três comparsas, fazem parte de uma “equipe de ataque” da facção Comando Vermelho, denominada de “Os crias” ou “EQP RD”.
2025-07-08 09:29:00